Agora nossos podcasts também estão no Spotify e Deezer. Em breve voltaremos  com os áudios! Para receber nossas atualizações em seu whatsapp clique no botão ao lado ou envie um whatsapp com seu nome, cidade/estado para 11 35682472

ÁFRICAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

17º Fórum Econômico Internacional sobre África

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), juntamente da Comissão da União Africana e Agência de Desenvolvimento da França, realizaram no início do mês de outubro, em Paris, a 17a edição do Fórum Econômico Internacional sobre África. O evento direcionou sua temática para o setor industrial e empresarial africano, ressaltando os desafios da industrialização e ampliação da produtividade em face do surgimento de novas tecnologias e da preservação dos fatores ambientais. 

Sede da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento, Paris

O Evento contou com a participação de autoridades da Costa do Marfim, Guiné, Gana, África do Sul, Senegal, Quênia e também de representantes da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (ECOWAS), entre outros Organizações.

Dentro da programação, ocorreu o painel “Os empresários podem impulsionar a industrialização de África?”, no qual foram abordados os desafios de uma economia pautada na exportação de commodity e suas variações de preço, em contrapartida de uma sociedade que vem apresentando o crescimento do número de empresários. Tal fenômeno poderia ser um mecanismo para o alcance da industrialização, geração de empregos e ampliação do consumo.

Integrante da mesa de discussão, o Ministro de Negócios Exteriores de Cabo Verde, Luís Filipe Lopes Tavares, posicionou-se a favor do desenvolvimento africano gerido apenas pelas autoridades e agentes sociais internos. Frisou ainda que os fatores para que ocorra a industrialização no continente africano são o respeito às Instituições, à Democracia e a busca pela estabilidade política. O Ministro complementou sua explanação enfatizando o papel da educação e a preservação dos direitos humanos e da imprensa para que ocorra o pleno desenvolvimento.

———————————————————————————————–          

Fontes das Imagens:

Imagem 1 Logo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/0/0d/OECD_logo_new.svg/1280px-OECD_logo_new.svg.png

Imagem 2 Sede da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento, Paris” (Fonte):

http://media.gettyimages.com/photos/the-organisation-of-economic-cooperation-and-development-headquarters-picture-id101241123

About author

Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Dentre as áreas de interesse encontram-se Cooperação Técnica Internacional e Segurança Internacional. Como colaboradora do CEIRI Newspaper escreve sobre o continente africano, mas especificamente os países de língua portuguesa.
Related posts
MEIO AMBIENTENOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICAS

A Tragédia de Brumadinho: desconsideração sobre as experiências internacionais e impunidade

Direito InternacionalNOTAS ANALÍTICAS

Japão e Coreia do Sul discordam sobre decisão a respeito de trabalho forçado

ÁfricaCOOPERAÇÃO INTERNACIONALEuropaNOTAS ANALÍTICAS

A cooperação norueguesa com a União Africana

AMÉRICA LATINAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

O fechamento da fábrica da Goodyear na Venezuela

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×
Olá!