Agora nossos podcasts também estão no Spotify e Deezer. Em breve voltaremos  com os áudios! Para receber nossas atualizações em seu whatsapp clique no botão ao lado ou envie um whatsapp com seu nome, cidade/estado para 11 35682472

ÁFRICANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Assinado o acordo de suspensão de vistos entre Angola e África do Sul

O Embaixador sul-africano em Angola, Fannie Mfana Phakola, anunciou a assinatura do Acordo que suspende a necessidade de visto ordinários de entrada em ambos os países. A declaração foi feita durante a sua visita à Província angolana de Moxico, acompanhado de delegação sul-africana, realizada agora, no início do mês de novembro. A suspensão dos vistos entrará em vigor a partir da primeira quinzena do mês de dezembro deste ano (2017).

Logo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral

África do Sul e Angola mantêm relações diplomáticas desde 1994, com o estabelecimento da embaixada angolana em território sul-africano. No decorrer dos anos foram realizados diversos acordos de cooperação, com ênfase nas relações econômicas e investimentos em infraestrutura. Desta forma, a efetivação do processo de finalização da emissão pode ser considerada uma maneira de incentivo às trocas e à circulação de pessoas, bens e serviços, assim como uma forma de ampliar o escopo da Parceira Estratégica iniciada em 2009.

Estes meios de incrementar as relações também foram discutidos durante a assinatura do Acordo. A delegação sul-africana assegurou a intenção do seu Governo em impulsionar os investimentos e fomentar a atuação de empresas no âmbito da cooperação em várias áreas, como construção, hotelaria, educação, entre outras.

Igualmente, destaca-se que a isenção de vistos é uma temática amplamente discutida na região sul do continente africano, tendo em vista que esta pauta é uma das metas da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, sigla em inglês), criada em 1980. Desde então, a Organização incentiva os 14 países membros, incluindo Angola e África do Sul, a iniciarem tal processo como forma de aumentar o fluxo econômico e promover o desenvolvimento regional.

Anteriormente, a Angola já havia assinado um Protocolo juntamente com a África do Sul e Moçambique para a isenção de vistos e passaportes de serviço. Compreende-se que o novo Acordo, somado as demais iniciativas adotadas, tais como incentivo à cooperação, podem representar um passo significativo, tanto nas relações entre os dois Estados, quanto nas dinâmicas econômicas e sociais da região Austral.

———————————————————————————————–                    

Fontes das Imagens:

Imagem 1 Passaporte angolano” (Fonte):

https://bwevip.com/wp-content/uploads/2016/03/angola-passaporte-960.jpg

Imagem 2 Logo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/9/98/Sadc_logo.png

About author

Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Dentre as áreas de interesse encontram-se Cooperação Técnica Internacional e Segurança Internacional. Como colaboradora do CEIRI Newspaper escreve sobre o continente africano, mas especificamente os países de língua portuguesa.
Related posts
MEIO AMBIENTENOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICAS

A Tragédia de Brumadinho: desconsideração sobre as experiências internacionais e impunidade

Direito InternacionalNOTAS ANALÍTICAS

Japão e Coreia do Sul discordam sobre decisão a respeito de trabalho forçado

ÁfricaCOOPERAÇÃO INTERNACIONALEuropaNOTAS ANALÍTICAS

A cooperação norueguesa com a União Africana

AMÉRICA LATINAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

O fechamento da fábrica da Goodyear na Venezuela

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×
Olá!