Agora nossos podcasts também estão no Spotify e Deezer. Em breve voltaremos  com os áudios! Para receber nossas atualizações em seu whatsapp clique no botão ao lado ou envie um whatsapp com seu nome, cidade/estado para 11 35682472

EUROPANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

BREAKING NEWS – Parlamento da Catalunha declara independência

Hoje, dia 27 de outubro de 2017, às 12h no horário de Brasília, o Parlamento da Região Autônoma da Catalunha, após intensa sessão e uma votação seguida por milhares de pessoas reunidas na Praça de Sant Jaume, declarou a Independência da Catalunha.

Simultaneamente, o Senado Espanhol discutia as medidas do Artigo 155 que confere ao poder central a capacidade de destituir ao Governo autônomo. Diante da declaração de independência, o Senado aprovou a ativação do Artigo 155 e o Governo central convocou um Conselho Extraordinário de Ministros esta tarde para aplicar de forma imediata o Artigo e restabelecer a ordem constitucional espanhola.

A declaração unilateral de independência dá início ao episódio mais tenso da história da democracia e coloca o país no centro das preocupações da União Europeia. De momento, o Governo espanhol está agindo com maior cautela e dentro do estipulado pela Constituição da Espanha, já o Governo da Catalunha sabe que precisa se articular rapidamente na busca de reconhecimento internacional e consolidação de sua soberania recém declarada.

O Governo central de Madrid pode fazer uso da força para tentar recuperar o controle da região, embora a euforia da população local possa ser um fator que dificulte medida dessa natureza ou que gere manifestações por todo o país. O diálogo apontado pela União Europeia como a única forma de resolver o problema parece ser uma solução cada vez mais difícil.

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

Imagem 1 Manifestantes catalães dando adeus à Espanha” (Fonte):

http://dukepoliticalreview.org/wp-content/uploads/2015/10/article-photo.jpg

About author

Atuou como consultor internacional na área de Paradiplomacia para o Escritório Exterior de Comércio e Investimentos do Governo da Catalunha. Formado em Negociações e Marketing Internacional pelo Centro de Promoção Econômica de Barcelona, Bacharel em Administração pela Universidade Católica de Brasília, especialista pós-graduado em Ciências Políticas e Relações Internacionais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP, MBA em Novas Parcerias Globais pelo Instituto Latinoamericano para o Desenvolvimento da Educação, Ciência e Cultura e mestrando em Polítcias Sociais em Migrações na Universidad de La Coruña (España). Fundador do thinktank NEMRI – Núcleo de Estudos Multidisciplinar das Relações Internacionais. Especialista em paradiplomacia, acordos de cooperação e transferência acadêmica e tecnológica, smartcities e desenvolvimento econômico e social. Morou na Espanha, Itália, França e Suíça.
Related posts
MEIO AMBIENTENOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICAS

A Tragédia de Brumadinho: desconsideração sobre as experiências internacionais e impunidade

Direito InternacionalNOTAS ANALÍTICAS

Japão e Coreia do Sul discordam sobre decisão a respeito de trabalho forçado

ÁfricaCOOPERAÇÃO INTERNACIONALEuropaNOTAS ANALÍTICAS

A cooperação norueguesa com a União Africana

AMÉRICA LATINAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

O fechamento da fábrica da Goodyear na Venezuela

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×
Olá!