Agora nossos podcasts também estão no Spotify e Deezer. Em breve voltaremos  com os áudios! Para receber nossas atualizações em seu whatsapp clique no botão ao lado ou envie um whatsapp com seu nome, cidade/estado para 11 35682472

NOTAS ANALÍTICASTecnologia

O exercício cibernético da OTAN na Estônia

Nesta semana, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) realizou a Cyber Coalition 2017 na cidade de Tartu, na Estônia. Com duração de 3 dias, o exercício faz parte do treinamento de defesa do Bloco, e reuniu 700 especialistas em tecnologia da informação e direito, de 25 Estados membros.

Tecnologia da informação – Estônia

O objetivo da Aliança é testar a capacidade dos países e parceiros da Instituição de resistirem a ataques cibernéticos nas redes sociais, dispositivos moveis e promover a cooperação em nível nacional e internacional. O exercício é coletivo e apenas 100 especialistas estiveram presentes em Tartu, enquanto os 600 restantes participaram nos seus respectivos territórios.

Em 2017, a Cyber Coalition completa sua 10ª edição, tendo sido feita na Estônia pela 5ª vez não apenas pela localização do Centro de Excelência Cibernética da OTAN no país, mas também pela infraestrutura que os estonianos possuem no setor, o qual é robusto no âmbito militar, com o Ministério da Defesa, e no civil, com os voluntários da Liga de Defesa.

O Jornal Baltic Times trouxe a afirmação do Comandante da operação, tenente-coronel Andrés Kuusk, o qual declarou que: “O exercício de treinamento será definitivamente muito realista pelo fato de que todos os membros e Estados parceiros estarão resolvendo as tarefas em casa”.

Os analistas observam com interesse o avanço tecnológico promovido pela coalizão da OTAN, o qual poderá contribuir contra a propagação de guerras híbridas e maus entendimentos entre os Estados. No que tange a Estônia, o exercício é fundamental para reforçar a identidade estoniana de e-Estado, e para a expansão de sua afirmação como um Global Player Digital.

———————————————————————————————–                    

Fontes das Imagens:

Imagem 1 Segurança cibernética” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a5/Computer-Virus-Detection.jpg/1203px-Computer-Virus-Detection.jpg

Imagem 2 Tecnologia da informação Estônia” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/7b/E-Estonia_Showroom_%2837343256625%29.jpg/1280px-E-Estonia_Showroom_%2837343256625%29.jpg

About author

Mestre em Sociologia Política (2018) e Bacharel em Relações Internacionais (2014) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ vinculado a Universidade Cândido Mendes. Atualmente incorpora o quadro do CEIRI Newspaper, onde atua na qualidade de colaborador voluntário na produção de notas analíticas e conjunturais na área de política internacional europeia com ênfase nos Estados Nórdico-Bálticos e Rússia.
Related posts
MEIO AMBIENTENOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICAS

A Tragédia de Brumadinho: desconsideração sobre as experiências internacionais e impunidade

Direito InternacionalNOTAS ANALÍTICAS

Japão e Coreia do Sul discordam sobre decisão a respeito de trabalho forçado

ÁfricaCOOPERAÇÃO INTERNACIONALEuropaNOTAS ANALÍTICAS

A cooperação norueguesa com a União Africana

AMÉRICA LATINAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

O fechamento da fábrica da Goodyear na Venezuela

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×
Olá!