Agora nossos podcasts também estão no Spotify e Deezer. Em breve voltaremos  com os áudios! Para receber nossas atualizações em seu whatsapp clique no botão ao lado ou envie um whatsapp com seu nome, cidade/estado para 11 35682472

COOPERAÇÃO INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICASTecnologia

A Wikipédia se junta na disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Em mais um passo dado para disseminar e sensibilizar o público sobre a importância da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o Centro de Informação da Organização das Nações Unidas no Brasil (UNIC Rio) participou e apresentou a Agenda e os seus 17 objetivos para os principais editores da Wikipédia e ao público em geral. O fato ocorreu durante o II Congresso Científico Internacional da Wikipédia, na Universidade Federal Fluminense (UFF), e tem como objetivo prover acesso à informação sobre as atividades da ONU e suas agências no Brasil, especialmente sobre a Agenda 2030.

Logotipo da Wikipedia portuguesa

Para Rodrigo Padula, coordenador de projetos da Wiki Educação Brasil, a parceria visa incentivar o compartilhamento da Agenda 2030 entre os milhares de editores da Wikipédia em português, fornecendo conhecimento aberto de qualidade. Vale ressaltar que a ONU tem buscado diferentes ferramentas para democratizar e interiorizar a Agenda 2030 para todos os públicos, não apenas os tomadores de decisões, políticos e acadêmicos. Por exemplo, a Organização já conta com o aplicativo para telefones moveis, SDGs (Sustainable Development Goals) in Action, que traz informações práticas sobre os 17 ODS, com casos, infográficos, vídeos ilustrativos e as metas relacionadas a cada um deles.

A ONU já desenvolveu também o Guia para a Pessoa Preguiçosa Salvar o Mundo (The Lazy Persons’s guide to saving the world), com ilustrações fáceis e práticas sobre como mudar o mundo desde o seu sofá, até atividades a serem realizadas dentro e fora de sua própria residência.

Diferentemente da Agenda do Milênio que foi promovida em um processo vertical, das autoridades para os locais, a própria formulação da Agenda 2030 foi conduzida através de inúmeras consultas populares, sessões com diferentes grupos de interesse e alicerçada por acordos complementares, como o Rio +20 e o desenvolvimento sustentável; a Agenda para Ação de Addis Abeba e o financiamento do desenvolvimento; o Marco de Sendai e as ações para redução de riscos de desastres; a Conferência  Habitat III e a nova agenda urbana; e o Acordo de Paris e as mudanças climáticas.

———————————————————————————————–                    

Fontes das Imagens:

Imagem 1 Logotipo das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável corrigido” (Fonte):

https://commons.wikimedia.org/wiki/File%3AUN_SDG_Logo.png

Imagem 2 Logotipo da Wikipedia portuguesa” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/61/Wikipedia-logo-pt.png

                                                 

About author

Mestre em Ciência Política na Universidade Federal de Pernambuco e graduado em Relações Internacionais na Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência como Pesquisador no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) no projeto da Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional (Cobradi). Foi representante brasileiro no Capacity-Building Programme on Learning South-South Cooperation oferecido pelo think-tank Research and Information System for Developing Countries (RIS), na Índia; digital advocate no World Humanitarian Summit; e voluntário online do Programa de Voluntariado das Nações Unidas (UNV) no projeto "Desarrollar contenido de opinión en redes sociales sobre los ODS". Atualmente, mestrando em Development Evaluation and Management na Universidade da Antuérpia (Bélgica) e Embaixador Online do UNV na Plataforma socialprotection.org.
Related posts
MEIO AMBIENTENOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICAS

A Tragédia de Brumadinho: desconsideração sobre as experiências internacionais e impunidade

Direito InternacionalNOTAS ANALÍTICAS

Japão e Coreia do Sul discordam sobre decisão a respeito de trabalho forçado

ÁfricaCOOPERAÇÃO INTERNACIONALEuropaNOTAS ANALÍTICAS

A cooperação norueguesa com a União Africana

AMÉRICA LATINAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

O fechamento da fábrica da Goodyear na Venezuela

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×
Olá!