fbpx
COOPERAÇÃO INTERNACIONALFÓRUNS REGIONAISNOTAS ANALÍTICAS

10º Encontro Empresarial entre a China e os Países de Língua Portuguesa

No dia 26 de agosto, foi realizada a Cerimônia de Abertura do 10º Encontro Empresarial entre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a China. Ele tem como objetivo identificar e ampliar a cooperação econômica para um crescimento das relações nesse domínio.

O primeiro-ministro moçambicano Alberto Vaquina defendeu na abertura do evento que a “plataforma de cooperação econômica empresarial entre os estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e Macau deve constituir um mecanismo de busca conjunta de soluções para a melhoria do ambiente de negócios, base para a atração do investimento e para o desenvolvimento das economias[1].

Este Fórum foi criado pela China[2] como plataforma de ligação aos países de língua portuguesa devido ao desenvolvimento dessa região e à sua distribuição pelos quatro continentes, com grandes reservas naturais não exploradas e que, em seu conjunto, representam um mercado de consumo de mais de 200 milhões de pessoas.

—————————————————————————

Imagem (Fonte):

Wikipedia

—————————————————————————

Fontes Consultadas:

[1] Ver:

http://www.voaportugues.com/content/china-e-cplp-procuram-novas-formas-de-comercio-em-maputo/2428516.html

[2] Ver:

http://tpa.sapo.ao/noticias/economia/maputo-acolhe-encontro-empresarial-china-cplp

         

About author

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!