ANÁLISES DE CONJUNTURAEUROPA

2020: o desafio Brexit ainda não acabou para Boris Johnson

2019 foi um ano inesquecível para Boris Johnson: em julho, o britânico se tornou líder do Partido Conservador, sucedendo Theresa May no posto mais alto do sistema político do país; em outubro, com o processo do Brexit travado em um Parlamento extremamente dividido, Boris apostou na convocação de uma arriscada eleição e a aposta foi certeira, garantindo ao Primeiro-Ministro uma confortável maioria

A vitória abriu as portas para que novo Parlamento aprovasse a saída do Reino Unido da União Europeia, marcada para ocorrer no dia 31 de janeiro de 2020. Depois de meses em tramitação, a legislação referente à ratificação passou pela segunda leitura na Câmara dos Comuns, com 330 votos a favor e 231 contra. Ela ainda sofrerá o escrutínio da Câmara dos Lordes, que, apesar da expectativa de duras discussões, deverá conceder a aprovação. 

A chamada “lei do divórcio trata sobre os acertos financeiros da saída, os direitos dos cidadãos europeus no Reino Unido e de britânicos no resto da Europa, e o novo esquema alfandegário para a Irlanda do Norte. Além disso, ela aprova um período de 11 meses de transição até que um acordo comercial seja criado entre ambas as partes.

Justamente essa nova relação comercial deverá trazer renovada dor de cabeça para o Primeiro-Ministro. Ursula Von Der Leyen, nova líder da Comissão Europeia, criticou o curto período de 11 meses, alertando sobre as dificuldades para se chegar a um bom e completo entendimento.

As discussões agora deverão se ater a elementos técnicos, mas extremamente complexos, como questões alfandegárias e barreiras não-tarifárias. Estes assuntos podem trazer implicações para futuros acordos do Reino Unido com países de fora da União Europeia. Além disso, existe a questão sobre o comércio de serviços. O setor é responsável por cerca de 80% da economia britânica, mas tem sido pouco mencionado pelos políticos envolvidos na negociação. 

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

Imagem 1Boris Johnson, o PrimeiroMinistro Britânico” (Fonte): https://www.flickr.com/photos/uk_parliament/48922480198/

Imagem 2Boris Johnson se encontra em Londres com Ursula Von Der Leyen, nova Presidente da Comissão Europeia” (Fonte): https://twitter.com/BorisJohnson/status/1214974020136980481

About author

MA em International Relations and Democratic Politics pela University of Westminster, Londres (2016-2017). Graduado em Relações Internacionais pelas Faculdades Integradas Rio Branco (2013). Reside a 5 anos na Inglaterra. Atualmente trabalha para a Comissão Aeronáutica Brasileira na Europa. Possui interesse na área de Integração Europeia, Política Exterior Brasileira e Cristianismo e Relações Internacionais.
Related posts
ANÁLISES DE CONJUNTURAEUROPA

Sanções econômicas à Rússia são prorrogadas pela UE

AMÉRICA DO NORTEANÁLISES DE CONJUNTURAÁSIA

Tecnologia 5G: a posição do Brasil na disputa entre Estados Unidos e China

ANÁLISES DE CONJUNTURAEUROPA

A Reforma Constitucional russa

AMÉRICA LATINAANÁLISES DE CONJUNTURA

Transporte aéreo e turismo latino-americanos afetados pela pandemia

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!
Powered by