ESPORTENOTAS ANALÍTICAS

6 de Abril: Dia Internacional do Esporte pelo Desenvolvimento e Paz

O último dia 6 (abril de 2019) foi marcado por diversas manifestações e eventos realizados ao redor do mundo comemorando o importante papel que o esporte exerce na sociedade. Fundado oficialmente pela Organização das Nações Unidas em 2013, o dia internacional do esporte pelo desenvolvimento e paz inspira atos simbólicos, eventos artísticos, debates, demonstrações, eventos esportivos, grupos de trabalho, e muito mais. Ao todo, neste ano (2019), foram registradas mais de mil homenagens em todos os continentes, sendo 8 delas no Brasil.

Através de notas em sites e redes sociais, algumas entidades ligadas ao esporte – a exemplo da Associação Mundial das Organizações de Kickboxing, a Federação Internacional de Esgrima, a Federação Mundial de Dança Esportiva, a Federação Internacional de Motociclismo, e a Federação Internacional de Lacrosse – também exaltaram o seu poder como veículo de transformação social, catalisador do desenvolvimento da comunidade ao seu redor e agente de proliferação da paz.

Vídeo Peace and Sport April 6 Celebrations

Em comunicado à imprensa, a Aliança de Civilizações das Nações Unidas (UNAOC, em inglês) ressaltou que, “historicamente, os esportes contribuíram com o avanço dos ideais de justiça e progresso” e que a instituição tem trabalhado para desenvolver parcerias e criar iniciativas em que o esporte seja utilizado como ferramenta para inclusão social, coesão, entendimento e diversidade.

Campanha #WhiteCard a favor da paz promovida pelos esportes

Como forma de trazer maior engajamento e apelar para a participação do público em geral, foi criada a campanha #WhiteCard nas redes sociais, onde as pessoas são convidadas a postar fotos de si mesmas segurando um cartão branco, fazendo um paralelo ao cartão vermelho, representação da maior punição no esporte, e remeter à cor da paz e da pureza.

No intuito de reconhecer os esforços em prol das transformações sociais por meio do esporte, a organização sem fins lucrativos April6 promove premiações anuais às pessoas/entidades que se destacam nestes objetivos. O vencedor de 2019 ainda não foi nomeado, mas o premiado de 2018 foi o Ministério da Juventude e Esportes do Bahrein; a edição de 2017 teve como contemplado o evento Brussels Play 4 Peace, de Bruxelas; e o primeiro destaque, no ano de 2016, foi a Federação Internacional de Tênis de Mesa.

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

Imagem 1 Divulgação do Dia Internacional do Esporte pelo Desenvolvimento e Paz” (Fonte): https://pbs.twimg.com/media/DzTK7imX0AEPeiL.jpg

Imagem 2 “Campanha #WhiteCard a favor da paz promovida pelos esportes” (Fonte): http:// https://pbs.twimg.com/media/D25hnr7WkAAkSJ7.jpg

About author

Pós-graduado em Gestão de Negócios Internacionais pela Business School São Paulo (BSP), Bacharel em Relações Internacionais no Centro Universitário Fundação Santo André - Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas. Bolsista pelo CNPq em 2009 com o projeto de iniciação científica "A Soberania Nacional em face dos Tratados Bilaterais: A Questão do Tratado de Itaipu". Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Atitude e Ideologias Políticas, atuando principalmente nos seguintes temas: integração, direito, democracia, segurança e negociação internacional. Em sua carreira, conquistou o cargo de Gerente de Negócios Internacionais. Está em contato com o comércio exterior, aprofundando seu conhecimento e focando suas habilidades para os procedimentos de importação. Já participou de diversas feiras internacionais, representando sua empresa, tendo a função de estreitar o relacionamento com fornecedores, investidores e clientes estrangeiros, além de trabalhar a marca da empresa e conquistar distribuições em diferentes continentes.
Related posts
EUROPANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Brexit, continuação do processo

COOPERAÇÃO INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICASORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL

Campanha do 75o Aniversário da ONU celebrado em 2020 enaltece o Direito à Cooperação Internacional

ÁFRICANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Conflito na Líbia permanece sem resolução entre as grandes potências

ÁFRICANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Motim de ex-agentes de segurança do antigo governo do Sudão

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!
Powered by