ESPORTENOTAS ANALÍTICAS

A cooperação esportiva internacional: Brasil e Rússia em destaque

Em visita oficial ao Brasil ocorrida em fevereiro do ano corrente (2013), o vice-ministro de Esporte da Rússia, Pavel Anatolievitch Kolobkov, reuniu-se com o ministro do Esporte brasileiro, Aldo Rebelo, no intuito de traçar as diretrizes a serem contempladas no “Plano de Ação com Vistas à Implementação do Memorando de Entendimento entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da Federação da Rússia sobre Cooperação em Matéria de Governança e Legados Relativos à Organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e Copas do Mundo FIFA[1].

Enquanto para o ministro Rebelo a cooperação esportiva entre Brasil e Rússia se mostra uma necessidade, haja vista as afinidades entre ambos os países no contexto contemporâneo, para o vice-ministro Kolobkov o esporte vai além do negócio com entretenimento, envolve também desenvolvimento econômico, tecnológico e social.

Pelo proposto, os dois países têm por meta promover o intercâmbio de visitas de representantes dos respectivos órgãos da administração pública, visando propiciar trocas de informações, de experiências e de boas práticas nas áreas relativas à organização, preparação e realização de grandes eventos esportivos, incluindo a “Universíade 2013” (Kazan, capital da “República do Tartaristão” / Rússia); a “Copa das Confederações FIFA 2013” (Brasil); as “Copas do Mundo FIFA de 2014 (Brasil) e de 2018 (Rússia)”; os “Jogos Olímpicos de Inverno de 2014” (em Sochi, cidade situada no “Krai de Krasnodar” / Rússia)  e os “Jogos Olímpicos de Verão de 2016” (a serem realizados na cidade do “Rio de Janeiro”, situada no “Estado do Rio de Janeiro” / Brasil).

Em adição, as Partes deverão estimular a realização de estágios para treinadores e especialistas na área de futebol nos times brasileiros e times russos, bem como nas associações nacionais do Brasil e da Rússia, e encorajar o intercâmbio de delegações na área de gerenciamento e marketing de futebol.

Por fim, fica instituído o “Grupo de Trabalho Brasil-Rússia sobre Temas Esportivos” (GT – Esporte Brasil-Rússia), no âmbito da “Comissão Intergovernamental Brasil-Rússia para Cooperação Econômica, Comercial, Científica e Tecnológica”, o qual tem por objetivo coordenar a execução do presente “Plano de Ação”, e é composto de forma paritária, com igual número de representantes de cada Parte, as quais poderão indicar um máximo de três membros.

——————————–

ImagemPutin e Dilma Celebrando o Aprofundamento da Cooperação Esportiva Brasil-Rússia” (Fonte):

http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2012/12/14/dilma.htm

——————————–

Fonte Consultada:

[1] Ver:

http://www.itamaraty.gov.br/sala-de-imprensa/notas-a-imprensa/atos-assinados-por-ocasiao-da-visita-ao-brasil-do-presidente-do-governo-da-federacao-da-russia-dmitri-medvedev-2013-brasilia-19-a-21-de-fevereiro-de-2013/print-nota

Ver também:

http://www2.planalto.gov.br/vice-presidente/noticias/2013/02/2012-02-20-michel-temer-russia-atos-assinados

About author

Mestre em Relações Internacionais pela UERJ, Especialista em História das Relações Internacionais e Bacharel em Ciências Econômicas pela UFRJ. Possui experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Política Internacional e Formação Econômica Brasileira. Foi bolsista de FAPERJ por um ano e Bolsista de Vocação para Diplomacia do Instituto Rio Branco (IRBr) por 4 (quatro) anos. Áreas de interesse: Esporte e Relações Internacionais; Diplomacia Futebolística; e Soft Power e Política Externa.
Related posts
MEIO AMBIENTENOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICAS

Egito, Etiópia e Sudão: desavenças pela maior hidrelétrica da África

DEFESANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONALPOLÍTICAS PÚBLICAS

Índia procura fortalecer defesas aéreas para se equiparar à China, em meio a tensões na fronteira

Direito InternacionalNOTAS ANALÍTICAS

Crise oriunda da COVID-19 poderá lançar até 326 mil crianças ao trabalho infantil

MEIO AMBIENTENOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICAS

ONU celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente em meio à Pandemia

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!
Powered by