A EXPO é uma exposição internacional com o propósito de estimular a organização das atividades e apresentação de temáticas específicas. A EXPO ocorre anualmente e é gerenciada pelo Escritório Internacional de Exposições (BIE – sigla em inglês para Bureau International de Exposições).
A BIE, por sua vez, é uma organização internacional com sede em Paris, França, e se encontra responsável pela vigilância e aplicação da Convenção Relativa às Exposições Internacionais, que nasceu em 22 de novembro de 1928 e estabeleceu a antiga Oficina Internacional de Exposições. Ela ficou sob administração da Sociedade das Nações (SN) até a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), quando se tornou autônoma. A gestão da BIE recai sobre as exposições que possuam duração superior a 3 semanas e com limites de até 6 meses.
Diante do exposto, a cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, foi a escolhida por votação para a realização da EXPO 2020, a qual acontecerá de 20 de outubro de 2020 a 10 de abril de 2021. O evento possui como tema central “Conectando Mentes, Criando o Futuro”, e reúne empresas privadas e organizações governamentais e não-governamentais (ONGs) com o objetivo de discutir negócios, tecnologia, sustentabilidade, ciências, cultura, gastronomia, urbanismo e economia.

A importância da participação estoniana na EXPO Dubai 2020 envolve a possibilidade de apresentar ao mundo o que o país pode oferecer. Diante disso, as empresas de tecnologia de Tallinn* observam uma oportunidade de inserção e de demonstrarem seus potenciais. Dentro dessa perspectiva, as empresas da Estônia ganharam um fundo do Programa Expo Live na cifra de US$ 100 milhões (em torno de 368,62 milhões de reais, conforme a cotação de 31 de julho de 2019) dados a instituições que tenham desenvolvido produtos com implicações sociais, humanitárias e ambientais.
O jornal The Baltic Times trouxe a afirmação do Chefe da representação da Estônia na EXPO, Andres Kask, sobre a pauta a qual vê com entusiasmo: “Até à data, o fundo EXPO Live de 100 milhões de dólares financiou 121 projetos de 65 países. Empresas letãs e finlandesas já receberam apoio, pelo que vale a pena agarrar a oportunidade e apresentar uma candidatura. O apoio financeiro é uma coisa, mas outro é ser um membro do clube de inovação da EXPO – a Comunidade de Inovadores Globais da Expo Live –, que oferece uma excelente oportunidade para estabelecer contatos em todo o mundo”.
Os analistas compreendem que a EXPO Dubai será um meio bom para a expansão do networking das empresas estonianas, as quais, em sua maioria, são da área de tecnologia, e o acesso aos recursos da EXPO Live muito podem contribuir para ampliar as possibilidades de exposição de novas ideias e produtos de pequenas empresas estonianas.
———————————————————————————————–
Nota:
* Tallinn: capital da Estônia; utilizada como referência ao Estado e seu governo.
———————————————————————————————–
Fontes das Imagens:
Imagem 1 “Riigikogu – Parlamento da Estônia” (Fonte): https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/2f/Riigikogu_Parliament_of_Estonia.JPG
Imagem 2 “EXPO Dubai 2020” (Fonte): https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3c/Logo_expo_2020.gif