fbpx
ESPORTENOTAS ANALÍTICAS

A instrumentalização política do futebol na Europa

Diante da proximidade da “Euro Espoirs 2013” (Copa Europeia de Seleções Sub-21), a ser realizada entre os dias 5 a 18 de Junho de 2013, em Israel, os protestos contra a escolha de Israel como país-sede para o torneio, bem como a exigência de que sanções sejam aplicadas a este país, têm se intensificado no cenário futebolístico europeu. Os protestos dizem respeito, primordialmente, ao tratamento dado por Israel aos palestinos, aos quais, de acordo com o que é divulgado na mídia, têm sido negado os direitos fundamentais pelo governo israelense

Em que pese o fato de uma antiga declaração de Michel Platini, presidente da “Union Européenne des Associations de Football (UEFA), afirmar que Israel deve permitir que o esporte palestino se desenvolva, tendo de, em caso contrário, assumir as consequências desta atitude, no entender de Jibril Rajoub, presidente da “Federação Palestina de Futebol” (PFA), e de inúmeros outros esportistas internacionais, a UEFA não tem agido neste sentido. Mesmo a feitura, por parte de quarenta clubes de futebol israelenses, de uma declaração conjunta de repúdio à escolha de Israel como país sede da “Euro Espoirs 2013” não logrou êxito.

Desta forma, uma coalizão europeia de organizações de defesa de direitos humanos tem envidado esforços no sentido de mobilizar a opinião pública e inúmeros dirigentes políticos, em prol da anulação ou mesmo de um boicote a esta competição. Assim, a campanha “Carton Rouge pour L’ Apartheid Israélien” (Cartão Vermelho para o Apartheid Israelense) protesta contra o sentimento de impunidade presente em Israel e clama por legitimidade nos países-sede de eventos esportivos internacionais.

Por seu turno, inúmeros jogadores profissionais de futebol, sob a liderança do futebolista franco-malinês Frédéric Kanouté, se mobilizaram em prol dos palestinos e contra a manutenção do torneio em Israel, o que originou uma declaração favorável ao boicote à “Euro Espoirs 2013”, a qual  foi assinada por cerca de sessenta futebolistas internacionais e endereçada à UEFA, em 29 de novembro de 2012. Por esta declaração, os signatários conclamavam solidariedade com a população de Gaza, que vive há bastante tempo em estado de sítio e a quem consideram serem negados os direitos humanos fundamentais: a dignidade e a liberdade.

A se destacar a atitude de Marie-George Buffet, deputada de Seine-Saint-Denis e ministra dos esportes francesa de 1997 a 2002, que escreveu, em março último, uma carta aberta a Michel Platini protestando contra a decisão de manter a “Euro Espoirs 2013” em Israel. No entender da ex-ministra, é inadequado um país no qual as práticas são incompatíveis com os valores do esporte sediar um evento esportivo.

—————————–

Imagem O Futebol como Instrumento de Manifestações Políticas” (Fonte):

http://fr.wikipedia.org/wiki/Fichier:UEFA_Under21_Championship.svg

—————————–

Fontes consultadas:

Ver:

http://www.monde-diplomatique.fr/carnet/2013-05-15-Euro-Espoirs-Israel

Ver:

http://www.europalestine.com/spip.php?article8142&lang=fr

 

About author

Mestre em Relações Internacionais pela UERJ, Especialista em História das Relações Internacionais e Bacharel em Ciências Econômicas pela UFRJ. Possui experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Política Internacional e Formação Econômica Brasileira. Foi bolsista de FAPERJ por um ano e Bolsista de Vocação para Diplomacia do Instituto Rio Branco (IRBr) por 4 (quatro) anos. Áreas de interesse: Esporte e Relações Internacionais; Diplomacia Futebolística; e Soft Power e Política Externa.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!