ESPORTENOTAS ANALÍTICAS

A questão da manifestação do jogador croata Vida, sobre a Ucrânia, comemorando a vitória contra a Rússia

Defensor da seleção da Croácia, Domagoj Vida, destacou-se na Copa do Mundo 2018 não apenas pelas suas apresentações – como o gol de empate na prorrogação contra a Rússia, nas quartas de final, e a conversão do seu pênalti batido após o tempo regulamentar –, mas também pelo seu polêmico vídeo vazado na internet.

Atuação de Domagoj Vida pelo Dínamo de Kiev

Após a classificação para a semifinal, Vida gravou um vídeo em comemoração e dedicou a vitória ao povo da Ucrânia, país em que jogou de 2013 a 2018, defendendo a equipe do Dínamo de Kiev. A frase “Glória à Ucrânia”, dita na gravação pelo jogador e um membro da delegação croata, é tida como um slogan da frente nacionalista ucraniana contra o movimento pró-Rússia que controla o leste do país.

As relações diplomáticas entre Ucrânia e Rússia estão estremecidas desde a década de 1940, quando a anfitriã do mundial de futebol deste ano (2018) foi acusada de influenciar separatistas na região da Crimeia e interferir na política interna ucraniana. No entanto, foi em 2014 que a crise se agravou, após a anexação definitiva deste território, apesar do não reconhecimento de diversos membros da comunidade internacional.

Comemoração de jogadores croatas após classificação

A Federação Internacional de Futebol (FIFA) anunciou que a manifestação de Vida infringe o artigo 57 do Código Disciplinar, por ser enquadrado como comportamento antidesportivo, e aplicou uma multa de 15 mil francos suíços (aproximadamente R$ 58.400,00) ao auxiliar técnico, Ognjen Vukojevic (que fora posteriormente expulso da delegação), bem como emitiu uma advertência à Federação Croata de Futebol, que se desculpou publicamente, assim como o próprio jogador. Segundo a FIFA, a sanção poderia ter sido estendida ao atleta, passível de suspensão de jogos, caso o pedido público de desculpas não fosse veiculado antecipadamente.

A repercussão dentre os espectadores locais foi muito negativa. Durante a partida semifinal contra a Inglaterra, no dia 11 de julho de 2018, o atual zagueiro croata do Beşiktaş, clube da Turquia, foi vaiado pelos torcedores russos cada vez que participava de alguma jogada, como forma de protesto político – por conta do vídeo – e da adversidade esportiva – por ser um dos responsáveis pela eliminação do time russo da competição.

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

Imagem 1 Vida celebra gol contra a Argentina em jogo da Copa do Mundo 2018” (Fonte):

https://img.fifa.com/image/upload/t_l3/uctocxs6k0gouognzxbb.jpg

Imagem 2 “Atuação de Domagoj Vida pelo Dínamo de Kiev (UEFA Europa League, 2014)” (Fonte):

https://img.fifa.com/mm/photo/world-match-centre/clubfootball/02/46/11/32/2461132_big-lnd.jpg

Imagem 3 “Comemoração de jogadores croatas após classificação” (Fonte):

https://img.fifa.com/image/upload/t_p3/jcdu6rzpkjxddocvlnx5.jpg

                                                                                             

About author

Pós-graduado em Gestão de Negócios Internacionais pela Business School São Paulo (BSP), Bacharel em Relações Internacionais no Centro Universitário Fundação Santo André - Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas. Bolsista pelo CNPq em 2009 com o projeto de iniciação científica "A Soberania Nacional em face dos Tratados Bilaterais: A Questão do Tratado de Itaipu". Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Atitude e Ideologias Políticas, atuando principalmente nos seguintes temas: integração, direito, democracia, segurança e negociação internacional. Em sua carreira, conquistou o cargo de Gerente de Negócios Internacionais. Está em contato com o comércio exterior, aprofundando seu conhecimento e focando suas habilidades para os procedimentos de importação. Já participou de diversas feiras internacionais, representando sua empresa, tendo a função de estreitar o relacionamento com fornecedores, investidores e clientes estrangeiros, além de trabalhar a marca da empresa e conquistar distribuições em diferentes continentes.
Related posts
ÁSIANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

China afirma que os países da Parceria Econômica Regional Abrangente estão comprometidos em trabalhar com a Índia

EUROPAMEIO AMBIENTENOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

A política dinamarquesa e a nova lei climática

ÁfricaCOOPERAÇÃO INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

CPLP e Organização das Nações Unidas

ECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICASORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL

Emancipação financeira feminina pelo cultivo da apicultura na Tanzânia

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Olá!
Powered by