fbpx
DEFESANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICAS

A Suécia e a defesa na União Europeia

A Suécia é um país que possui uma economia dinâmica por meio de uma indústria de transformação intensa em conhecimento, cuja operação permite o desenvolvimento de um amplo setor tecnológico, o qual faz do país um dos maiores exportadores de bens de consumo do mundo. Todavia, os suecos não almejam ser apenas contribuintes da economia, mas, sim, participantes das decisões políticas e, para tal, valorizam temas que consideram relevantes e de forte relação com às questões ambientais, os direitos humanos, a paz e a segurança.

Neste último 6 de junho, a Suécia completou mais um ano de independência e um de seus principais objetivos na pauta de política externa para a União Europeia (UE) é a segurança internacional. Em meio às tensões regionais que se apresentam na forma da Crise Ucraniana, dos Refugiados no Mediterrâneo e da própria Crise Grega, os suecos levantam à voz e buscam estimular ações concretas por parte do Bloco.

Para tal, Margot Wallström, Ministra dos Negócios Estrangeiros da Suécia, afirmou: “Precisamos voltar a encontrar um curso constante, onde a coesão, união e o novo dinamismo nos levem para os objetivos da paz e da prosperidade[1]. E continua, ao declarar: “Nos últimos anos tivemos que testemunhar a nossa incapacidade coletiva para resolver grandes problemas. Os fantasmas da geopolítica não tem lugar na Europa moderna[1].

O objetivo da Suécia visa o fortalecimento da institucionalidade do Bloco Europeu a favor do diálogo e contra agressões militares de vizinhos, entretanto, para Wallström, “A ‘agressão russa’ contra a Ucrânia constitui o maior desafio para a Europa desde a Guerra Fria[2]. Nesta meta, aproxima-se da Finlândia, dos países nórdicos, dos países bálticos, e da própria Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), com intenções cooperativas[3], pois, nas palavras da própria Ministra, “Queremos uma Suécia forte numa Europa forte[1].

Para tal finalidade, o Governo sueco esforça-se na produção de um novo conceito de defesa militar e civil, por meio do Projeto de Defesa 20162020, e na injeção de 224 bilhões de SEK* (aproximadamente, US$ 27,594 bilhões) no setor cuja perspectiva de crescimento projeta-se para 11 % nos próximos cinco anos[3].

——————————————————————————————

* Coroa Sueca, a moeda do país.

——————————————————————————————

Imagem Caça Gripen NG” (Fonte):

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Exibi%C3%A7%C3%A3o_do_Ca%C3%A7a_Gripen_NG_para_comitiva_Brasileira_na_SAAB_(13701901404).jpg (Acesso em: 22.06.2015)

——————————————————————————————

Fontes Consultadas:

[1] Ver Discurso de Margot Wallström no Instituto de Política Externa”:

http://www.regeringen.se/tal/2015/06/tal-pa-utrikespolitiska-institutet-den-8-juni-2015/ (Acesso em: 12.06.2015)

[2] Ver Wallström pede uma Suécia mais forte na ONU”:

http://www.expressen.se/nyheter/wallstrom-efterlyser-starkare-sverige-i-fn/ (Acesso em: 12.06.2015)

[3] Ver O projeto de lei de Defesa sueco 2016-2020”:

http://www.government.se/government-policy/defence/the-swedish-defence-bill-2016-2020/ (Acesso em: 16.06.2015)

About author

Mestre em Sociologia Política (2018) e Bacharel em Relações Internacionais (2014) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ vinculado a Universidade Cândido Mendes. Atualmente incorpora o quadro do CEIRI Newspaper, onde atua na qualidade de colaborador voluntário na produção de notas analíticas e conjunturais na área de política internacional europeia com ênfase nos Estados Nórdico-Bálticos e Rússia.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!