Uncategorized

Acordo de Livre Comércio Japão-Austrália

Autoridades japoneses e australianas informaram para a imprensa que oAcordo de Livre Comércioentre Japão e Austrália deverá ser oficializado no mês de abril. O encontro entre o parlamentar Koya Nishikawa e o ministro australiano Andrew Robb ocorreu na cidade de Camberra e ambos deram boas notícias sobre a conclusão do Tratado.

Segundo os negociadores, resta apenas definirem alguns quesitos referente a cortes tarifários para a importação de carne australiana, dentre alguns pequenos ajustes. Tokyo considera reduzir cerca de 30% de carga tarifária sobre este e outros produtos que serão importados dos australianos. Desde o ano de 2007, negociadores da Austrália tentam negociar a redução de tarifas para entrada de seus produtos alimentícios, como a carne bovina, algo que pode ser realmente concretizado ainda neste primeiro semestre de 2014.

Para os japoneses, o Acordo será importante para acelerar o crescimento de sua indústria de tecnologia, pois o país ainda não está totalmente recuperado desde a catástrofe do tsunami, seguida do acidente nuclear, em 2011. Além de sua recuperação econômica, o Japão visa maior participação e atividade em assuntos na região da Ásia-Pacífico, que hoje vê a China obtendo cada vez mais espaço em diferentes temas.

No mês de abril as autoridades máximas destes dois países do Ásia-Pacífico (Japão e Austrália) deverão marcar um encontro formal e ratificar o Tratado, porém a data ainda não foi divulgada.

————————————

Imagem (Fonte):

 

——————————

Fontes consultadas:

Ver:

http://www3.nhk.or.jp/nhkworld/portuguese/top/news07.html

Ver:

http://www.mundo-nipo.com/politica/17/03/2014/japao-e-australia-concordam-em-acelerar-negociacoes-de-livre-comercio/

About author

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. É membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence. Atualmente trabalha como repórter fotográfico.
Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!
Powered by