Segundo nota da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), foi firmado no dia 6 de agosto de 2018 um acordo de cooperação técnica entre o Brasil e o Paquistão. O documento assinado entre o Embaixador do Paquistão no Brasil, Sr. Najm us Saqib, e o Diretor da ABC, embaixador João Almino, promove a cooperação em importantes áreas como agricultura, pecuária, saúde, educação e qualificação profissional.
A cooperação humanitária e técnica são os principais pontos das relações bilaterais entre estes países, como indica a cronologia apresentada no site do Itamaraty (o Ministério das Relações Exteriores do Brasil).
- 1951 – Estabelecimento de relações diplomáticas entre Brasil e Paquistão
- 1968 – Assinatura de Acordo de Cooperação Cultural entre Brasil e Paquistão
- 2004 – Visita ao Brasil do Presidente do Paquistão, Pervez Musharraf
- 2005 – Visita ao Paquistão do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim
- 2010 – Oferecimento de ajuda brasileira, sob a forma de alimentos, por ocasião de enchentes no Paquistão
Ainda de acordo com o Itamaraty, o Brasil é principal parceiro comercial do Paquistão na América Latina e existe potencial para diversificar a pauta bilateral em setores como o de aeronaves e, em especial, o de biocombustíveis, uma vez que o Governo paquistanês busca um novo modelo de gestão de energia.
O instrumento de cooperação assinado não entrará imediatamente em vigor, ele deverá seguir para aprovação do Congresso Nacional, pois Acordos entre países, envolvendo as questões de Relações Exteriores do Brasil, necessitam da aprovação no Legislativo brasileiro para poderem ser colocados em prática.
———————————————————————————————–
Fontes das Imagens:
Imagem 1 “Embaixador do Paquistão no Brasil, Sr. Najm us Saqib, e o Diretor da ABC, Embaixador João Almino” (Fonte):
http://www.abc.gov.br/api/conteudoImagemAdicional/1430
Imagem 2 “Assinatura do Acordo entre o Brasil e o Paquistão” (Fonte):