A presidente Dilma Rousseff anunciará* nos próximos dias a substituição do ministro Marco Farani, diretor da “Agência Brasileira de Cooperação” (ABC), responsável pela coordenação do processo de “Cooperação Técnica” do Brasil com o exterior.
Há quatro anos no cargo, Farani dará lugar a Fernando José Farroni de Abreu, atual embaixador do Brasil na Jordânia, que assume a ABC em agosto. De acordo com as informações divulgadas, Farani será, a partir de setembro, o novo embaixador no Japão.
A distribuição dos recursos da ABC foi concentrada em poucas organizações internacionais desde o início do governo Dilma Rousseff.
Até 2008, os recursos geridos pela ABC se concentravam no “Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento” (PNUD). Em 2009, eles foram pulverizados em quatro organizações: (1) “Organização Internacional do Trabalho” (OIT), (2) agência da ONU para o combate às drogas (UNODC, sigla em inglês) e o (3) “Instituto Interamericano de Cooperação” (IICA).
Em 2011, o orçamento ficou menor e a distribuição de recursos teve uma retração. Com isso, o PNUD voltou a receber a mesma quantia de 2009 (US$ 14,3 milhões) enquanto a OIT recebeu apenas metade do que em 2010.
—————————————–
Fonte Consultada:
* Ver: