O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, chegou ontem, 19 de junho, em “La Paz”, Bolívia, para se reunir com o presidente boliviano, Evo Morales, com quem assinou Acordos nas áreas de agricultura, indústria, comércio, ciência e tecnologia, sendo esta a primeira escala do iraniano na “América Latina”. Hoje, 20 de junho, Ahmadinejad chegará ao Brasil, onde participará da “Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20” e deverá enfrentar muitos protestos.
A emissora internacional em espanhol, “HispanTV”*, inaugurada em janeiro de 2012 por Ahmadinejad com objetivo de ampliar sua influência na América Latina, noticiou que o presidente iraniano ressaltou na reunião bilateral que “as grandes potências colonialistas ao ver reduzida sua capacidade de ocupação se opõe ao desenvolvimento dos povos livres como Irã e a Bolívia”*. (…) “Nossos países são ricos em recursos [naturais] e nós podemos chegar ao progresso e desenvolvimento com o apoio de nossos capitais e nossos recursos humanos”*.
Na mídia brasileira**, o destaque dessa reunião foi a assinatura do “Acordo Bilateral” para combater o tráfico de drogas, sendo este o primeiro pacto na segurança entre o Irã e a Bolívia. De acordo com o noticiado, a república islâmica treinará agentes antidrogas da “polícia boliviana” e irá provê-los com equipamentos de comunicações.
—————————————-
Fontes Consultadas:
* Ver:
http://hispantv.com/detail.aspx?id=185494
** Ver: