NOTAS ANALÍTICAS

Ainda Eleições em 2012: “Coreia do Sul” e Japão

O ano de 2012 ainda tem importantes mudanças a serem anunciadas, mesmo próximo do final do ano e depois de já terem sido definidas a reeleição de Ma Ying-jeou, em Taiwan; de Barack Obama como presidente dos EUA e a escolha de Xi Jinping na China. São aguardadas as eleições naCoreia do Sul” e no Japão.

No Japão, os eleitores vão as urnas neste próximo domingo (15 de dezembro) para votar no pleito da “Câmara Baixa” do Parlamento japonês. Os eleitores estão avaliando os últimos 3 anos do governo do “Partido Democrata” (PD) japonês e agora os analistas políticos da região estão atentos para a definição de quem obterá a maioria da câmara, se serão ainda os democratas ou se o “Partido Liberal Democrático” (PLD) levará vantagem.

 

Enquanto os japoneses se preparam para ir as urnas, em Seul os candidatos Park Geun-hye (“Partido Saenuri”) e Moon Jae-in (“Partido Democrático Unido” – DUP) disputam eleitores em todos os debates públicos e a política externa sul-coreana está sendo o assunto mais importante e desafiador para definir a corrida presidencial.

Na “Coreia do Sul”, as eleições terão início no dia 19 de dezembro e até o momento os dois candidatos estão com os índices de popularidade bem próximos. Na última publicação da “Yonhap News”, a candidata Park apareceu com pouco mais de 2% à frente do candidato Moon, o que deixa os observadores incapazes de apontar um favorito, pois ambos estão com as mesmas condições de ganhar a Eleição.

Os futuros líderes na “Coreia do Sul” e no Japão são importantes para a política regional e global, pois cada partido em disputas nos respectivos países tem prioridades e visões distintas, o que pode levar a uma mudança nas atuais alianças com os Estados Unidos e também interferir na manutenção da estabilidade das relações com a China, principal potência política e econômica asiática da atualidade.

————————–

Fontes consultadas:

Ver:

http://www3.nhk.or.jp/nhkworld/portuguese/top/news05.html

Ver:

http://spanish.yonhapnews.co.kr/topics/2704060001.html

VerDados Eleitorais Yonhap”:

http://spanish.yonhapnews.co.kr/national/2012/12/11/0300000000ASP20121211000200883.HTML

About author

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. É membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence. Atualmente trabalha como repórter fotográfico.
Related posts
EUROPANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Brexit, continuação do processo

COOPERAÇÃO INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICASORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL

Campanha do 75o Aniversário da ONU celebrado em 2020 enaltece o Direito à Cooperação Internacional

ÁFRICANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Conflito na Líbia permanece sem resolução entre as grandes potências

ÁFRICANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Motim de ex-agentes de segurança do antigo governo do Sudão

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!
Powered by