fbpx
ECONOMIA INTERNACIONALEUROPANOTAS ANALÍTICAS

Alemanha apoia reformas na Zona do Euro

A Primeira-Ministra da Alemanha, Angela Merkel, manifestou apoio à realização de reformas na Zona do Euro, em seu pronunciamento durante o congresso anual da Federação das Indústrias Alemãs (BDI), realizado no dia 20 de junho de 2017. A Chanceler declarou que, diante das condições devidas, seria importante fortalecer a coordenação das políticas econômicas na União Europeia (UE), por meio do estabelecimento de um orçamento comum e de um Ministério das Finanças conjunto na região. Todavia, seria importante promover também um equilíbrio entre esta integração e a responsabilização pelas dívidas dos países europeus, destacou Merkel.

Angela Merkel e Emmanuel Macron em encontro do G7

De acordo com o presidente da BDI, Dieter Kempf, estas reformas apresentam potencial de reduzir os riscos de uma crise econômica, promovendo o crescimento e a produção de empregos no âmbito dos 19 países que conformam a Zona Euro. A manifestação ocorre um dia após o início das negociações da saída do Reino Unido da União Europeia, em um sinal de que o Bloco não deverá se deixar enfraquecer pelo Brexit.

Além disso, por meio do pronunciamento, a Chanceler alemã reafirma a cooperação com a França, com quem compartilha uma visão de reestruturação da União Europeia. Cabe lembrar que o recém-eleito Presidente francês, Emmanuel Macron, defendeu a implementação de reformas similares no Bloco monetário durante a sua campanha. Após a sua eleição, a primeira viagem ao exterior realizada por Macron teve a Alemanha como destino, onde manifestou o interesse em estreitar as relações entre ambos os países, especialmente no que tange ao alinhamento da política econômica na Zona do Euro, a harmonização do regime de impostos e a promoção de parcerias em projetos conjuntos de investimento. Na ocasião, os dois países concordaram em criar um grupo de trabalho responsável por elaborar propostas voltadas para o fortalecimento da área do euro.

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

Imagem 1Congresso Anual da Federação Alemã da Industria” (Fonte):

http://www.gettyimages.pt/license/698276934

Imagem 2Angela Merkel e Emmanuel Macron em encontro do G7” (Fonte):

http://www.gettyimages.pt/license/688947106

About author

Bacharel em Relações Internacionais pelo IESB Centro Universitário de Brasília, tendo cursado parte da graduação na Universidad Autónoma de Guadalajara, México. Interessa-se excepcionalmente por Economia Política Internacional, Cooperação Internacional e Oriente Médio. Atua profissionalmente na Assessoria Internacional do Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!