A chanceler alemã Angela Merkel está sendo acusada por políticos da oposição de estar escondendo do seu povo a possibilidade de uma nova ajuda financeira à Grécia (ou “bailout”). As pressões aumentam devido à proximidade das eleições gerais na Alemanha que deverão ocorrer no dia 22 de setembro.
A revista semanal “Der Spiegel” teve acesso a um documento do “Banco Central Alemão”, o Bundesbank, afirmando que a liberação da última parcela do segundo pacote de ajuda à Grécia foi motivada por “pressões políticas” e as reformas que ocorrem na Grécia são “dificilmente satisfatórias”[1]. Segundo o “Der Spiegel”, o relatório do Bundesbank apresenta ainda que: “Os países da União Européia certamente concordariam com uma nova ajuda à Grécia no inicio de 2014”[2].
Tal notícia não poderia vir em pior momento, pois o Democrata-Cristão, partido de Merkel, está à frente das pesquisas de intenção de voto totalizando 40% do eleitorado, mas o seu principal opositor, os Social-Democratas, estão com 25% dos votos[3]. Especialistas apontam que tal notícia pode ser fatal para a campanha de Angela Merkel, visto que esta é cotada para prosseguir com um terceiro mandato como Chanceler.
Carsten Schneider, político Social-Democrata e porta-voz em questões orçamentárias do partido, afirmou que após as eleições os alemães vão ter um “choque de realidade” e “mentindo sobre a necessidade de uma futura ajuda à Grécia, a Chanceler (Merkel) mente para o povo (alemão) antes da eleição”[1]. Em adição, tanto o “Ministro das Finanças da Alemanha”, Wolfgang Schäuble, quanto o Bundesbank não se pronunciaram a respeito de tais acusações, deixando espaço para várias interpretações[2].
Totalizando até então mais de 200 bilhões de euros (ou aproximadamente mais de 600 bilhões de reais), não é de se espantar que uma terceira ajuda financeira à Grécia não caia bem aos eleitores alemães, visto que seu país é o que mais contribui para tal ajuda e portanto é o mais afetado pela possibilidade de um terceiro “bailout”.
————————
Imagem “A Chanceler da Alemanha Angela Merkel” (Fonte):
http://scrapetv.com/News/
————————
Fontes Consultadas:
[1] Ver:
http://www.euractiv.com/
[2] Ver:
http://euobserver.com/news/
[3] Ver:
http://www.spiegel.de/