ÁFRICANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Apoio angolano às eleições da Guiné Bissau

Marcada para o dia 18 de novembro, as eleições legislativas da Guiné Bissau têm sido amplamente discutidas no âmbito das Organizações Internacionais e Regionais. Cabe apontar que os preparativos para o processo eleitoral também têm contado com um vasto apoio de outros países. A Guiné Bissau vivencia um período de instabilidade política desde 2014, em decorrência de tensões entre o Presidente, José Mario Vaz, e outros setores do Governo, no que diz respeito à escolha do Primeiro-Ministro.

Primeiro-Ministro da Guiné Bissau Aristides Gomes

A nomeação consensual de Aristides Gomes como Chefe de Governo entre a Presidência e o Parlamento, em abril de 2018, somada a consecutiva preparação para as eleições legislativas, propiciou certa estabilidade no cenário político do país. Entretanto, alguns empecilhos na aquisição dos materiais para recenseamento geraram questionamento sobre a manutenção da data de realização das eleições.

Para tanto, foram firmados suportes financeiros com a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Estados Unidos, Itália, Japão, Programa da ONU de Apoio ao Desenvolvimento (PNUD), União Econômica Monetária da África Ocidental (UEMOA) e União Europeia.

Mais recentemente, Angola assinou com o PNUD, no primeiro dia de outubro, o apoio financeiro de um milhão de dólares (equivalente a, aproximadamente, 3,84 milhões de reais, conforme cotação de 3 de outubro de 2018). O Embaixador angolano em Guiné Bissau, Antonio Rosa, salientou que a intensão do governo de Angola de fornecer assistência ao país se relaciona à ajuda para a saída da crise institucional e política.

Outros pontos destacados pelo Embaixador sobre o cenário político guineense geraram impactos em sua economia, refletindo na autonomia do país em financiar o projeto eleitoral. Mais além, Antonio Rosa saudou as relações de parceria entre os Estados e complementou afirmando que a Angola não poderia se posicionar de forma indiferente.

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

Imagem 1Mapa da Guiné Bissau” (Fonte):

https://www.alem-mar.org/imgs/GuineBissau_3.jpg

Imagem 2PrimeiroMinistro da Guiné Bissau Aristides Gomes” (Fonte):

http://www.gbissau.com/wp-content/uploads/2012/08/Aristides-Gomes-L%C3%ADder-do-PRID.jpg

About author

Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Dentre as áreas de interesse encontram-se Cooperação Técnica Internacional e Segurança Internacional. Como colaboradora do CEIRI Newspaper escreve sobre o continente africano, mas especificamente os países de língua portuguesa.
Related posts
AMÉRICA LATINAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Apoio ao empreendedorismo de refugiados em meio à COVID-19

Direito InternacionalNOTAS ANALÍTICAS

Hong Kong detém parlamentar pró-democracia

ECONOMIA INTERNACIONALEUROPANOTAS ANALÍTICAS

O mercado danês em tempos de Coronavírus

Direito InternacionalNOTAS ANALÍTICAS

ONU anuncia manter proteção a civis aos 10 anos da guerra na Síria

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!
Powered by