ÁfricaCOOPERAÇÃO INTERNACIONALFÓRUNS REGIONAISNOTAS ANALÍTICAS

Apresentação do projeto luso-cabo-verdiano para a mobilidade na CPLP

Portugal e Cabo Verde anunciaram dia 22 de novembro do ano corrente (2017) o planejamento para a apresentação do projeto de mobilidade interestatal no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A proposta havia sido introduzida nas pautas da Organização em abril deste mesmo ano, com o intuído de iniciar o debate entre os Estados membros e questionar sobre a possibilidade da criação de um Estatuto do cidadão da CPLP.

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente de Portugal

A parceria foi expressada pelo Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, junto ao Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, durante a visita de Fonseca a Lisboa. Nesta oportunidade, os Chefes de Estado também reforçaram o comprometimento de manter as relações bilaterais já estabelecidas, assim como a presença de cabo-verdianos em território português e a busca por meios bilaterais de ampliação da circulação de pessoas entre os dois países.

O presidente Marcelo Rebelo de Sousa destacou a função expressiva que Cabo Verde desempenhará no desenvolvimento do projeto. Tal observação se deve a recepção da XII Conferência de Chefes de Estados e de Governo da CPLP no país em 2018, quando assumirá a Presidência pró-tempore da Comunidade até 2020.  

No que tange a agenda adotada para os dois anos de gestão, Cabo Verde pretende incentivar as trocas culturais e a promoção da língua portuguesa por meio da diplomacia cultural e da criação de um mercado comum voltado para as artes, como forma de legitimação da identidade linguística e cultural. 

Da mesma forma, o Ministro de Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, salienta que o processo de livre circulação é um passo que ocorrerá dentro da Comunidade em algum momento, tendo em vista as mudanças nas relações Interestatais, já que isso produzirá mais intercâmbios e trocas.

———————————————————————————————–                    

Fontes das Imagens:

Imagem 1Logo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/88/Flag_CPLP.gif

Imagem 2 Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente de Portugal” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fb/Marcelo_Rebelo_de_Sousa%2C_Visita_de_Estado_ao_M%C3%A9xico_2017-07-17.png

About author

Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Dentre as áreas de interesse encontram-se Cooperação Técnica Internacional e Segurança Internacional. Como colaboradora do CEIRI Newspaper escreve sobre o continente africano, mas especificamente os países de língua portuguesa.
Related posts
NOTAS ANALÍTICASSegurança Internacional

Soldado embriagado na República Democrática do Congo mata 12 civis

Direito InternacionalNOTAS ANALÍTICAS

ONU relata violação aos Direitos Humanos em áreas de Mineração na Venezuela

COOPERAÇÃO INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICASORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL

“Ágil, Eficiente e Responsável”: a nova fórmula para a FAO

ÁFRICANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Primeira-Ministra do Gabão: novidade histórica

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!
Powered by