AMercer – uma empresa americana de consultoria de recursos humanos – realiza uma pesquisa anual de custo de vida em centenas de cidades do mundo. Na 26ª Pesquisa Anual de Custo de Vida, de 2020, a cidade de San Juan, capital de Porto Rico, aparece como a mais cara da América Latina.
Segundo a Mercer, o estudo “mede o custo comparativo de mais de 200 itens em cada localidade, incluindo moradia, transporte, alimentação, vestuário, artigos domésticos e entretenimento”. Com esta pesquisa, a empresa de consultoria busca auxiliar governos e empresas na fixação de remuneração dos funcionários expatriados. Nova Iorque e o dólar americano são, respectivamente, a cidade e a moeda utilizadas como referências para o estudo comparativo.
Oranking de 2020 é composto por 209 cidades, das quais destacamos algumas: Hong Kong (a mais cara da lista); Túnis, capital da Tunísia (a menos cara da lista); e Manágua, capital da Nicarágua (a menos cara latino-americana da lista). Tanto Hong Kong quanto Túnis ocupavam as mesmas posições (1ª e 209ª) no ranking 2019, que é apresentado em comparação na listagem de 2020.
Um fato curioso é que, apesar da fama de cidade muito cara, Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, aparece na 23ª posição, atrás de Lagos na Nigéria (18ª), Londres (19ª), Moscou (21ª), San Francisco (16ª) e Los Angeles (17ª), ambas na Califórnia.
No que diz respeito às cidades latino-americanas, a lista das Top Five é composta por: San Juan de Porto Rico (66ª); Port of Spain, de Trinidad & Tobago (73ª); San José da Costa Rica (78ª); e Montevidéu, no Uruguai (88ª). San José foi a cidade, dentre as Top Five latinas que mais se tornaram caras entre 2019 (131ª) e 2020 (78ª). Três cidades brasileiras figuram no ranking: São Paulo (130ª); Rio de Janeiro (160ª) e Brasília (190ª).

Cabe lembrar que a pesquisa da Mercer tem parâmetros e fins específicos e é feita por cidades. O site Numbeo, por exemplo, apresenta o seu Cost of Living by Country(Custo de Vida por País) que é um ranking dinâmico, com diversos indexadores e apresentado por país. Segundo o ranking 2020 do Numbeo, a Suíça é o país mais caro e Porto Rico aparece em 25º lugar num total de 132 países.
A redução das cadeias produtivas, dentre outros efeitos da pandemia, além do bem-estar dos expatriados, inclusive no tocante à saúde, devem provocar mudanças nas decisões de expatriação, após a crise. É o que acreditam os especialistas da Mercer.
———————————————————————————————–
Fontes das Imagens:
Imagem 1 “San Juan,capital de Porto Rico”(Fonte):
https://sanjuanpuertorico.com/wp-content/uploads/2017/01/capital-city-puerto-rico-san-juan-1.jpg
Imagem 2 “Infográfico das Top Five por Região”(Fonte):