NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

AMercer – uma empresa americana de consultoria de recursos humanos – realiza uma pesquisa anual de custo de vida em centenas de cidades do mundo. Na 26ª Pesquisa Anual de Custo de Vida, de 2020, a cidade de San Juan, capital de Porto Rico, aparece como a mais cara da América Latina.

Segundo a Mercer, o estudo “mede o custo comparativo de mais de 200 itens em cada localidade, incluindo moradia, transporte, alimentação, vestuário, artigos domésticos e entretenimento”.  Com esta pesquisa, a empresa de consultoria busca auxiliar governos e empresas na fixação de remuneração dos funcionários expatriados. Nova Iorque e o dólar americano são, respectivamente, a cidade e a moeda utilizadas como referências para o estudo comparativo.

Oranking de 2020 é composto por 209 cidades, das quais destacamos algumas: Hong Kong (a mais cara da lista); Túnis, capital da Tunísia (a menos cara da lista); e Manágua, capital da Nicarágua (a menos cara latino-americana da lista). Tanto Hong Kong quanto Túnis ocupavam as mesmas posições (1ª e 209ª) no ranking 2019, que é apresentado em comparação na listagem de 2020. 

Um fato curioso é que, apesar da fama de cidade muito cara, Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, aparece na 23ª posição, atrás de Lagos na Nigéria (18ª), Londres (19ª), Moscou (21ª), San Francisco (16ª) e Los Angeles (17ª), ambas na Califórnia.

No que diz respeito às cidades latino-americanas, a lista das Top Five é composta por: San Juan de Porto Rico (66ª); Port of Spain, de Trinidad & Tobago (73ª); San José da Costa Rica (78ª); e Montevidéu, no Uruguai (88ª). San José foi a cidade, dentre as Top Five latinas que mais se tornaram caras entre 2019 (131ª) e 2020 (78ª).  Três cidades brasileiras figuram no ranking: São Paulo (130ª); Rio de Janeiro (160ª) e Brasília (190ª).

Infográfico das Top Five por Região

Cabe lembrar que a pesquisa da Mercer tem parâmetros e fins específicos e é feita por cidades. O site Numbeo, por exemplo, apresenta o seu Cost of Living by Country(Custo de Vida por País) que é um ranking dinâmico, com diversos indexadores e apresentado por país. Segundo o ranking 2020 do Numbeo, a Suíça é o país mais caro e Porto Rico aparece em 25º lugar num total de 132 países.

A redução das cadeias produtivas, dentre outros efeitos da pandemia, além do bem-estar dos expatriados, inclusive no tocante à saúde, devem provocar mudanças nas decisões de expatriação, após a crise. É o que acreditam os especialistas da Mercer.

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

Imagem 1 San Juan,capital de Porto Rico”(Fonte):

https://sanjuanpuertorico.com/wp-content/uploads/2017/01/capital-city-puerto-rico-san-juan-1.jpg

Imagem 2 Infográfico das Top Five por Região”(Fonte): 

https://www.mercer.com/content/dam/mercer/assets/content-images/global/gl-2020-col-infographic–top5-by-region-map-300dpi-mercer.jpg

About author

Mestre e especialista em relações internacionais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Política e Estratégia pelo programa da ESG (UNEB, ADESG/BA), bacharel em Administração pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Consultor e palestrante de Comércio Exterior.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Direito InternacionalNOTAS ANALÍTICAS

China ameaça EUA de retaliação por investigação de estudantes suspeitos de espionagem industrial

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!