fbpx

Depois de 25 anos, Mianmar dá o primeiro passo na transição da Ditadura para a Democracia, realizando a primeira eleição livre no último final de semana. Entre os candidatos e os partidos envolvidos nessa eleição indireta, está presente Aung San Suu Kyi, principal opositora do atual Governo.

Nas ruas deste país asiático e na opinião de especialistas locais e estrangeiros, é esperada uma vitória de Aung e seu partido, a Liga Nacional pela Democracia (LND), mas ela não poderá assumir a Presidência, mesmo com a vitória nas urnas. A Constituição de Mianmar proíbe governantes que sejam cônjuges de estrangeiros, ou que possuam filhos de fora do país, que é o caso de Aung.

Esse e outros artigos na Constituição são legados do Governo Militar, que ainda não se sabe se poderão ser atualizados ou alterados no futuro. No entanto, mesmo sem assumir o Governo, Aung San Suu Kyi disse para a imprensa local que será o poder e a fonte de apoio do representante da LND que possa assumir o cargo de Presidente.

Os resultados das eleições em Mianmar ainda estão sendo apurados e em breve será divulgado o primeiro Presidente eleito por eleições livres, um nome que fará parte da nova história deste país do sudeste asiático. 

————————————————————————————————

Imagem (Fonte):

http://static.globalnoticias.pt/storage/JN/2010/big/ng1368171.jpg

————————————————————————————————

Fontes Consultadas:

Ver Realtime Myanmar Elections BBC UK”:

http://www.aljazeera.com/news/2015/11/voting-ends-myanmar-parliamentary-election-151108090030043.html (Consultado em: 8 de novembro, 12:30h)

Ver Reuters Br”:

http://www.aljazeera.com/news/2015/11/voting-ends-myanmar-parliamentary-election-151108090030043.html (Consultado em: 8 de novembro, 13:00h)

About author

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. É membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence. Atualmente trabalha como repórter fotográfico.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!