[:pt]

Na última quarta-feira, 7 de dezembro, foi lembrado pelos Estados Unidos (EUA) o ataque que ocorreu em Pearl Harbor, em 1941, o qual deixou cerca de 1.777 marinheiros e fuzileiros navais mortos. Muitas pessoas, entre elas sobreviventes da tragédia, vieram de todas as partes do país para homenagear aqueles que faleceram naquele dia. A reunião ocorreu no cais coberto que se projetava perto do local onde se encontram, logo abaixo da superfície, os restos do USS Arizona, que na época foi destruído pelas bombas inimigas.

O ataque surpresa foi arquitetado e realizado pelas forças japonesas que lançaram bombas contra navios norte-americanos que estavam atracados na base naval do Havaí. O intuito do ataque era paralisar as forças dos EUA no Pacífico, enquanto o Império Japonês se expandia. Este ocorrido foi o acontecimento que finalizou o processo de entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial.

Em homenagem aos que não sobreviveram ao ataque, o presidente Barack Obama decretou o dia 7 de dezembro como o “Dia da memória por Pearl Harbor e encorajou a todos os norte-americanos a observarem esta data solene, para lembrar e honrar os militares, daquela época e os atuais, com “adequadas cerimônias e atividades”.

No dia 5 de dezembro, três dias antes da homenagem, o Premier japonês, Shinzo Abe, anunciou uma visita aos EUA, a ocorrer entre os dias 26 e 27, próximos. O encontro com o presidente Barack Obama se dará em base militar do país e servirá, segundo o Premier, para refletir e “nunca mais repetir a tragédia de uma guerra”. Contudo, a visita também representará uma retribuição pela ida de Obama a cidade de Hiroshima, que aconteceu em maio deste ano (2016), quando também foram lembradas as vítimas do lançamento de bombas atômicas pelos norte-americanos, em 1945.

———————————————————————————————–                    

ImagemWreckage of bombed Shaw at Pearl Harbor” / “Naufrágio do Shaw, bombardeado em Pearl Harbor” – Tradução Livre (Fonte):

https://en.wikipedia.org/wiki/USS_Shaw_(DD-373)#/media/File:USS_Shaw_Pearl_Harbor-7Dec41.jpg

[:]

About author

Graduada em Relações Internacionais (2014) pela Universidade da Amazônia – PA e profissionalmente atua com gestão de empresas. Áreas de interesse em pesquisa são em Marketing e mídias Internacionais, Conflitos bélicos e étnicos de interesse internacional, dentre outros.
Related posts
Direito InternacionalNOTAS ANALÍTICAS

Irã emite Mandado de Prisão de Donald Trump e pede apoio à Interpol

NOTAS ANALÍTICASORIENTE MÉDIOPOLÍTICA INTERNACIONAL

Turquia inaugura julgamento à revelia de 20 sauditas por assassinato de Khashoggi

MEIO AMBIENTENOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICAS

Egito, Etiópia e Sudão: desavenças pela maior hidrelétrica da África

DEFESANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONALPOLÍTICAS PÚBLICAS

Índia procura fortalecer defesas aéreas para se equiparar à China, em meio a tensões na fronteira

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!
Powered by