AMÉRICA DO NORTENOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Autoridades mexicanas resgatam 147 migrantes centro-americanos

No último sábado (29 de julho), de acordo com o Jornal Reuters, as autoridades mexicanas resgataram 147 centro-americanos abandonados por coiotes (contrabandistas de pessoas) à beira de uma estrada no Estado de Veracruz, após serem forçados a sair do baú de um caminhão que seguia rumo aos Estados Unidos (EUA).

Região do Triângulo Norte

Dentre os migrantes estavam: 74 hondurenhos, 59 guatemaltecos, 13 salvadorenhos e um nicaraguense. Segundo o Instituto Nacional de Migração (INM) mexicano, esse grupo de pessoas estava sendo transportado em condições subumanas para o Estado fronteiriço de Tamaulipas, onde eventualmente seriam contrabandeados para os Estados Unidos.

Ainda de acordo com o INM, os supostos contrabandistas, que usaram a rota Veracruz-Tampico para chegar aos Estados Unidos, abandonaram os migrantes em uma região de pouco acesso, onde foram forçados a se esconderem nos arbustos, sem comida ou água. Após o resgate, o INM forneceu atenção médica, comida e água aos centro-americanos e contatou suas respectivas embaixadas para comunicar o corrido.

O fato que mais chama a atenção é o número de crianças e jovens no grupo. Entre os resgatados, havia 48 menores de idade, dos quais 14 deles estavam viajando sem um adulto como responsável. Este é um problema que vem ocorrendo com frequência, pois, geralmente, os pais ou familiares não têm condições de financiar o traslado de toda a família e acabam mandando os filhos sozinhos para pedirem refúgio em outro país. Desde 2014, Honduras, Guatemala e El Salvador (conhecidos com Triângulo Norte), enfrentam, além da pobreza, uma crise de segurança pública que está levando milhares de pessoas a fugir da região em função da violência das organizações criminosas.

Fronteira México-EUA

Entretanto, o México, atualmente, também enfrenta problemas com a segurança pública. As frequentes disputas territoriais entre gangues têm provocado o aumento da violência no país nos últimos 18 meses, estimulando também muitos jovens mexicanos a se arriscarem, cruzando a fronteira dos EUA.

No início deste mês (julho), ocorreu um caso similar no qual 10 pessoas morreram sufocadas e 29 foram hospitalizadas, depois que mais de 100 migrantes foram transportados no baú de um caminhão por 240 km entre a fronteira EUA-México. Nesse caso, o caminhão foi encontrado no estacionamento do Walmart em San Antonio, no Texas, depois de ter sido abandonado pelos contrabandistas.

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

Imagem 1Migrantes interceptados pela polícia” (Fonte):

https://en.wikipedia.org/wiki/Illegal_immigration

Imagem 2Região do Triângulo Norte” (Fonte):

https://en.wikipedia.org/wiki/2014_American_immigration_crisis

Imagem 3Fronteira MéxicoEUA” (Fonte):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Muro_fronteiri%C3%A7o_Estados_Unidos-M%C3%A9xico

 

About author

Mestrando em Direito Internacional pela Universidade Católica de Santos. Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Santos. Experiência acadêmica internacional na Cidade do México e atuação profissional no Consulado do Panamá e no Turismo Nuevo Mundo. Concluiu trabalho de extensão sobre Direitos Humanos e Refugiados, iniciação científica na área do Direito Internacional e da Política Externa Brasileira, sendo esta segunda iniciação premiada em terceiro lugar entre as áreas de ciências humanas e ciências sociais aplicadas da UniSantos em 2015. Atuou como Monitor na disciplina de Teoria das Relações Internacionais­I, durante o último semestre de 2015. Atualmente é monitor e pesquisador do Laboratório de Relações Internacionais da UniSantos em parceria com o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (LARI­IPECI), onde auxilia no desenvolvimento de projetos semestrais pautados por três frentes de pesquisa: 1) Direitos Humanos, Imigração e Refugiados; 2) Política Internacional e Integração Regional; e 3) Relações Internacionais, Cidades e Bens Culturais. Tem objetivo de seguir carreira acadêmica.
Related posts
MEIO AMBIENTENOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICAS

Egito, Etiópia e Sudão: desavenças pela maior hidrelétrica da África

DEFESANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONALPOLÍTICAS PÚBLICAS

Índia procura fortalecer defesas aéreas para se equiparar à China, em meio a tensões na fronteira

Direito InternacionalNOTAS ANALÍTICAS

Crise oriunda da COVID-19 poderá lançar até 326 mil crianças ao trabalho infantil

MEIO AMBIENTENOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICAS

ONU celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente em meio à Pandemia

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!
Powered by