O Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD) está concedendo financiamento para melhorar a infra-estrutura básica de cidades no nordeste do país, podendo ser feitos investimentos no abastecimento de água, no saneamento das capitais do Shillong (Meghalaya), Aizawl (Mizoram), Kohima (Nagaland), Gangtok (Sikkim) e Agartala (Tripura). Isso beneficiará um número estimado de 1,2 milhão de pessoas.
O programa representa um dos maiores investimentos em infra-estruturas financiados externamente. Haverá também apoio para reformas, desenvolvimento e qualificação dos trabalhadores objetivando aumentar a eficiência dos serviços municipais e a participação dos cidadãos na tomada de decisões sobre questões dos municípios em que moram.
Kunio Senga, Diretor Geral do Departamento BAD do Sul da Ásia, afirmou que o programa “(..) é um excelente exemplo de desenvolvimento sustentável do investimento em infra-estrutura em áreas prioritárias”. Disse ainda que ele “é uma pedra basilar da (…) estratégia de longo prazo na Índia (…) para reduzir a pobreza na região da Ásia-Pacífico”. São tópicos da estratégia 2020.
O empréstimo do BAD será disponibilizado em três ou mais parcelas durante a duração do período de execução do programa a partir de 2009 até 2015.