AMÉRICA LATINAANÁLISES DE CONJUNTURA

Belize assume a Presidência Pró-Tempore do Projeto Mesoamérica

A partir de 1o de janeiro de 2020, Belize assumiu a Presidência Pró-Tempore do Projeto de Integração e Desenvolvimento Mesoamérica. Durante o mandato de 6 meses, o país centro-americano estará responsável por conduzir duas reuniões da Comissão Executiva do Projeto Mesoamérica (PM); definir a Agenda Empresarial Mesoamericana 2020; além de promover reuniões ministeriais.

O Projeto Mesoamérica (PM) foi criado em 28 de junho de 2008 e trata-se de um programa de integração e desenvolvimento que potencializa a complementaridade e a cooperação entre os seguintes países da região central das Américas: Belize, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá e República Dominicana.

O Projeto tem uma Presidência Permanente, exercida pelo México e uma Presidência Pró Tempore, que se reveza a cada 6 meses entre os membros. Em janeiro de 2020, Patrick Andrews tomou posse em nome do Ministério de Relações Exteriores de Belize e caberá a ele, dentre outras coisas, elaborar o Plano de Ação da Comissão para Promoção e Financiamento e realizar reuniões ministeriais temáticas de Saúde, Meio Ambiente, Energia e Transporte.

Patrick Andrews, de Belize, recebe a Presidência Pró Tempore de Sandra Cadavid (República Dominicana) na presença de Laura Carrillo (México)

Desde a fundação do PM, esta é a segunda vez que Belize assume o posto, precedido pela República Dominicana no segundo semestre de 2019 e que será ocupado pela Guatemala de julho a dezembro de 2020. Nos desafios da gestão neste semestre estão a definição de um plano de coordenação do Projeto Mesoamérica com a Secretaria Geral do Sistema de Integração Centro-Americana (SICA) para potencializar os benefícios advindos da ação conjunta entre os dois mecanismos.

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

Imagem 1 Banner da Presidência Pró Tempore de Belize no Projeto Mesoamérica” (Fonte): http://www.proyectomesoamerica.org/images/banners/Banner-BZ-web.jpg

Imagem 2 Patrick Andrews, de Belize, recebe a Presidência Pró Tempore de Sandra Cadavid (República Dominicana) na presença de Laura Carrillo (México)” (Fonte): http://www.proyectomesoamerica.org/images/phocagallery/Noticias2018/2019/gallery14b.JPG

About author

Mestre e especialista em relações internacionais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Política e Estratégia pelo programa da ESG (UNEB, ADESG/BA), bacharel em Administração pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Consultor e palestrante de Comércio Exterior.
Related posts
ANÁLISES DE CONJUNTURAÁSIAORIENTE MÉDIO

China enxerga oportunidades no Oriente Médio em crise entre Estados Unidos e Irã

ANÁLISES DE CONJUNTURAEUROPA

A inauguração do gasoduto russo-turco

ANÁLISES DE CONJUNTURAEUROPA

2020: o desafio Brexit ainda não acabou para Boris Johnson

ANÁLISE - Sociedade InternacionalANÁLISES DE CONJUNTURA

Conceito de Governança Nuclear: 3S+EP+L

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!
Powered by