fbpx
NOTAS ANALÍTICAS

Brasil abrirá contencioso na OMC contra a “África do Sul”

No dia 11 de junho, segunda-feira, a “Câmara de Comércio Exterior” (Camex) autorizou o “Ministério das Relações Exteriores” a realizar abertura de contencioso na “Organização Mundial do Comércio” (OMC) contra a “África do Sul” pela medida antidumping aplicada à venda de “carne de ave” proveniente do Brasil. Segundo o presidente executivo da “União Brasileira de Avicultura” (UBABEF), Francisco Turra, as sobretaxas implicam em prejuízos de US$ 70 milhões por ano ao setor*.

 

As investigações de dumping foram iniciadas em junho de 2011 pela “Comissão de Comércio Internacional da África do Sul” (Itac), com a realização de consultas informais entre os dois países, e culminaram em fevereiro de 2012 com a admissão de medida antidumping pela Itac.

Concluído o processo de consultas em maio, o Governo brasileiro argumenta, por sua vez, que a prática sul-africana viola o “Acordo Antidumping” da OMC pela fundamentação frágil de existência de dumping, do seu dano e do nexo causal entre os dois, bem como por irregularidades processuais.

O Itamaraty iniciará simultaneamente um processo de consultas informais ao país africano pela suspensão de importações de carne suína brasileira desde 2005. Se as consultas apresentarem-se insatisfatórias, outro painel também poderá ser aberto na OMC.

———————–

Fontes:

* Ver:

http://www.abef.com.br/ubabefnovo/exibenoticiaubabef.php?notcodigo=3211

** Ver:

http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=1&noticia=11596

 

About author

Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – campus Franca. Com atuação focada na área de Marketing Internacional, foi membro do Grupo de Estudos de Marketing Internacional (MKI), atuando também com a questão da inserção internacional de produtos agropecuários, além do mercado de luxo. No CEIRI NEWSPAPER escreve sobre temas relacionados ao Comércio e Economia Internacional.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!