O Governo brasileiro vem tentando manter a presença na África e não perder espaço para as nações asiáticas. Nesse sentido, Brasil e São Tomé e Príncipe assinaram um Acordo na área da segurança alimentar, com linha de crédito em torno de 30 milhões de dólares.
O Projeto batizado de “Mais Alimentos” visa a exportação de alimentos e materiais de construção do Brasil para São Tomé e Príncipe, tendo como base a linha de crédito concedida pelo Governo brasileiro. O mesmo já havia sido feito em 2007 quando Brasília concedeu outro crédito de 5 milhões de dólares ao Governo são-tomense para uso em infraestrutura alimentar e para facilitar a aquisição de produtos brasileiros.
Além da linha de crédito e da preferência para aquisição de produtos do Brasil, ambos países estenderão os atuais Projetos de Cooperação na área da Comunicação Social, Educação e na formação Técnico-militar.
Embora o Acordo não seja tão expressivo, como o apoio japonês na produção em Moçambique, acertada na mesma semana, o país tenta manter-se ativo na África, região que vem atraindo mais investidores estrangeiros e acirrando a disputa por preferências em Acordos de Cooperação e Acordos Comerciais.
—————————————————————————
Imagem (Fonte):
wikipedia
—————————————————————————
Fontes consultadas:
Ver “Macau Hub”:
http://www.macauhub.com.mo/pt/2014/09/01/sao-tome-e-principe-assina-acordo-alimentar-com-o-brasil/
Ver “Macau Hub”: