fbpx
COOPERAÇÃO INTERNACIONALFÓRUNS REGIONAISNOTAS ANALÍTICAS

Brasil, Cabo Verde e Guiné-Bissau não comparecem a V Assembleia Parlamentar da CPLP

Entre os dias 9 a 11 de abril de 2014, ocorreu[1] em Díli, Timor-Leste, a “V Assembleia Parlamentar” da “Comunidade dos Países de Língua Portuguesa” (AP-CPLP), que  foi realizada na capital timorense, porque o país vai assumir em julho a Presidência da Organização.

Durante a o encontro da CPLP, os deputados apresentaram temas sobre educação (Portugal); valores humanistas da organização (Timor-Leste); recursos naturais (Moçambique) e combate à pobreza (Angola).

O destaque na imprensa[2] sobre a Assembleia foi a ausência do Brasil, “Cabo Verde” e Guiné-Bissau no evento. Para analistas, essa falta reflete uma fragmentação da organização que não consegue mobilizar recursos para a consecução de seus objetivos, enfraquecendo cada vez mais a possibilidade de ações em Bloco.

—————————————-

Fontes consultadas:

[1] Ver:

http://www.cplp.org/id-316.aspx?Action=1&NewsId=3181&M=NewsV2&PID=304

[2] Ver:

http://www.jornaldigital.com/noticias.php?noticia=41199

About author

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!