COOPERAÇÃO INTERNACIONALFÓRUNS REGIONAISNOTAS ANALÍTICAS

Brasil, Cabo Verde e Guiné-Bissau não comparecem a V Assembleia Parlamentar da CPLP

Entre os dias 9 a 11 de abril de 2014, ocorreu[1] em Díli, Timor-Leste, a “V Assembleia Parlamentar” da “Comunidade dos Países de Língua Portuguesa” (AP-CPLP), que  foi realizada na capital timorense, porque o país vai assumir em julho a Presidência da Organização.

Durante a o encontro da CPLP, os deputados apresentaram temas sobre educação (Portugal); valores humanistas da organização (Timor-Leste); recursos naturais (Moçambique) e combate à pobreza (Angola).

O destaque na imprensa[2] sobre a Assembleia foi a ausência do Brasil, “Cabo Verde” e Guiné-Bissau no evento. Para analistas, essa falta reflete uma fragmentação da organização que não consegue mobilizar recursos para a consecução de seus objetivos, enfraquecendo cada vez mais a possibilidade de ações em Bloco.

—————————————-

Fontes consultadas:

[1] Ver:

http://www.cplp.org/id-316.aspx?Action=1&NewsId=3181&M=NewsV2&PID=304

[2] Ver:

http://www.jornaldigital.com/noticias.php?noticia=41199

About author

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).
Related posts
NOTAS ANALÍTICASSegurança Internacional

Soldado embriagado na República Democrática do Congo mata 12 civis

Direito InternacionalNOTAS ANALÍTICAS

ONU relata violação aos Direitos Humanos em áreas de Mineração na Venezuela

COOPERAÇÃO INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICASORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL

“Ágil, Eficiente e Responsável”: a nova fórmula para a FAO

ÁFRICANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Primeira-Ministra do Gabão: novidade histórica

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!
Powered by