fbpx

Falta pouco para a Cooperação Brasil-China apresentar um novo sucesso no cenário internacional: o Satélite CBERS-4 será lançado no dia 7 de dezembro. Esse será o quinto lançamento de satélite ocorrido por meio da parceria entre as duas nações e há certeza de que os erros ocorridos no CBERS-3 não serão repetidos.

Depois da falha no CBERS-3, equipamento que ficou perdido após erro em um dos estágios do lançamento, seu sucessor teve seu processo adiantado. Testes e correções foram feitas para se atingir o sucesso no lançamento e a equipe se mostrou confiante durante sua apresentação no Grupo Intergovernamental de Observação da Terra (GEO, na sigla em inglês), realizada nos dias 13 e 14 de novembro em Genebra, Suíça. Complementando, André Misi, secretário da Missão Permanente do Brasil junto à ONU na Suíça, afirmou: “O INPE tem ainda grande experiência em programas de capacitação para países em desenvolvimento[1].

A pareceria entre chineses e brasileiros na área espacial é responsável pelo monitoramento no Brasil, China e regiões do Continente Africano, alimentando o banco de dados de organizações e Governos sobre mudanças climáticas, entre outros. Esta cooperação sino-brasileira vem evoluindo a cada ano, que passou de uma simples cooperação comercial baseada em bens primários para os campos da Ciência e Tecnologia

—————————————————————————

Imagem (Fonte):

Wiki

—————————————————————————

Fontes Consultadas:

[1] Ver:

http://www.cbers.inpe.br/noticia.php?Cod_Noticia=3762

About author

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. É membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence. Atualmente trabalha como repórter fotográfico.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!