fbpx
ÁFRICAAMÉRICA LATINANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Brasil e Angola intensificam parceria estratégica

O Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, em visita oficial ao Brasil, se reuniu com a presidente Dilma Rousseff nesta segunda-feira, 16 de junho, para debater medidas[1] visando fortalecer a parceria estratégica entre os dois países.

Um dos resultados imediatos foi a assinatura[2] de um Protocolo para a facilitação de vistos ordinários (vistos concedidos por razões de férias e visitas familiares, prospecção de negócios, culturais ou científicas), no caso angolano, e vistos de negócios, no caso brasileiro.

Além desse Protocolo, o Brasil ofereceu ao país africano uma nova linha de crédito[3] de 2 bilhões de dólares para utilização nos setores da energia e de construção civil. Esta é  a sexta linha de crédito do Brasil para o país.

Várias empresas brasileiras estão envolvidas nos setores de energia e construção civil em território angolano, mas a China é o principal parceiro estrangeiro deste país e compra quase a metade do petróleo ali produzido.

—————————————————

Imagem (Fonte):

 Wikipedia

—————————————————

Fontes Consultadas:

[1] Ver:

http://www.rna.ao/canalA/noticias.cgi?ID=90492

[2] Ver:

http://www.itamaraty.gov.br/sala-de-imprensa/notas-a-imprensa/ato-assinado-por-ocasiao-da-visita-ao-brasil-do-presidente-da-republica-de-angola-jose-eduardo-dos-santos-brasilia-16-de-junho-de-2014 

[3] Ver:

http://www.rna.ao/canalA/noticias.cgi?ID=90495

About author

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!