fbpx
NOTAS ANALÍTICAS

Breves considerações sobre o IBAS (Parte Final)

Projetos de Pesquisa unem o IBASFinalizando a breve apresentação que se iniciara sobre o “Fórum de Diálogo IBAS” (composto por Índia, Brasil e África do Sul), é necessário focar a recente proposta de elaboração de projetos de pesquisa a serem realizados e executados em conjunto pela tríade.

Como apresentado anteriormente, dentre os setores nos quais o grupo busca concerto está a “Ciência e Tecnologia”. Nesse sentido, os três países lançaram recentemente o “Programa de Cooperação Científica Tecnológica Trilateral Índia, Brasil e África do Sul (IBAS). Ao país latino-americano, incumbiu-se que o seu “Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação” financie dos projetos no valor de R$1 milhão.

A ideia do referido programa é dar materialidade e efetividade aos vetores comuns que unem as três nações, mediante o fomento da “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação” (PD&I), especialmente nos seguintes temas: Saúde (HIV∕Aids, malária, tuberculose); biotecnologia; “sistemas de conhecimento”; “energia alternativa e renovável”; bem como “tecnologias de informação e comunicação” (TICs). Os eventuais pesquisadores brasileiros interessados devem encaminhar suas respectivas e fundamentadas propostas ao “Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico” (CNPq).

Conforme apontam observadores, a iniciativa ora reportada constitui-se em um exemplo forte e importante no sentido de demonstrar que a tríade não intenta ficar limitada à retórica e à discussão inócua, mas, em buscar, efetivamente, a concretização de objetivos comuns que os unem, por meio de atitudes concretas.

Daí a merecida importância e respeito que o grupo vem recebendo de autoridades e analistas, pois, além de o IBAS não restar inerte, também intenta demonstrar eficácia em termos de trabalho e atuação.

Consequentemente, se desenvolvidos mais projetos no âmbito do Fórum, a tendência será de que as três nações se unam mais, vindo a colher frutos positivos de seus atos, bem como a adquirir relevância e atenção crescentes na seara internacional, devido as suas atitudes construtivas e resultados reais.

——————–

Imagem (Fonte):
https://ceiri.news/wp-content/uploads/2013/05/dilmalideres620.jpg

——————–

Fontes consultadas:

Ver:

http://www.ibsa-trilateral.org/  

Ver:

http://www.jornaldiadia.com.br/index.php/economia-e-negocios/128292-cooperacao-entre-paises-do-ibas-lanca-chamada-para-projetos-de-pesquisas

About author

Advogado (Unicuritiba). Pós-Graduado pela mesma instituição, em Direito Internacional. Realizou curso de aperfeiçoamento em Negócios Internacionais ("International Trade") no Holmes Institute, em Melbourne (Austrália). Mestrando em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atual membro da Comissão de Direito Internacional da OAB/PR.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!