FÓRUNS INTERNACIONAISNOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

BRICS realizam reunião informal à margem da Cúpula do G20

Nos dias 28 e 29 de junho (2019), aconteceu em Osaka, no Japão, a 14ª Cúpula do G20, um grupo que compreende os Chefes de Estado de 19 países e da União Europeia. Este ano, discutiu-se 8 temas para garantir o desenvolvimento global sustentável, os quais são: Economia Global; Comércio e Investimento; Inovação; Meio Ambiente e Energia; Emprego; Empoderamento Feminino; Desenvolvimento; e Saúde. Enquanto a programação do Evento seguia seu curso, muitos líderes aproveitaram para realizar reuniões paralelas para tratar de assuntos referentes às suas relações bilaterais ou multilaterais. Assim, um dos encontros promovidos à margem do G20 foi entre os líderes dos países que compõem o BRICS*.

Durante essa reunião informal estiveram presentes o Presidente da China, Xi Jinping; o Presidente da Rússia, Vladimir Putin; o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro; o Primeiro Ministro da Índia, Narendra Modi; e o Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa. Foi a primeira vez que o presidente Bolsonaro participou de um Encontro do BRICS. Bolsonaro também não havia se encontrado ainda com o presidente Putin, com quem teve uma conversa antes do começo da reunião. De acordo com o Porta-Voz do Kremlin, Dmitry Peskov, “enquanto estava esperando por outros participantes, Putin teve a oportunidade de conhecer bem o presidente brasileiro Bolsonaro, foi o primeiro encontro deles e tiveram a chance de ter uma boa conversa”.

Antes do início da ReuniãoPresidente da RússiaVladimir Putinconversa com Presidente do BrasilJair Bolsonaro

Os principais assuntos em pauta foram acerca dos desafios atuais da economia mundial para o BRICS. Em destaque, os líderes conversaram sobre as inconstâncias do comércio internacional, o crescimento de políticas protecionistas e como isso está afetando a economia dos países emergentes. Acerca desse tema, Putin destacou a importância de aumentar o uso de moedas nacionais nas trocas entre eles para se protegerem de possíveis instabilidades. Além disso, os líderes concordaram que a Organização Mundial do Comércio (OMC) precisa passar por mudanças institucionais. O primeiro-ministro Modi destacou: “nós ainda devemos nos concentrar na reforma da OMC para alcançar um desenvolvimento equilibrado da economia global e, assim, o crescimento estará aberto a todos”.

Um grande assunto de política mundial é a situação na Venezuela, mas tal questão não foi abordada na reunião do BRICS. De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, Bolsonaro pretendia discutir sobre a Venezuela e cobrar ajuda da Rússia para a transição do governo. Entretanto, o Presidente brasileiro recuou em sua decisão e justificou-a em declaração: “Nós sabemos que quem decide o futuro do mundo são as potências nucleares, então não quis polemizar com o senhor Putin, e tocamos o barco (…). Eu estava na presença do presidente da Rússia e vi que não era o momento de ser mais agressivo na questão”. Nessa situação, o Brasil é o único país entre os cinco que reconheceu Juan Guaidó, líder da oposição, como o Presidente interino da Venezuela, enquanto que os outros Estados do BRICS seguem apoiando Nicolás Maduro.

Outro tema em discussão foi referente à sustentabilidade. Todos os países membros do BRICS anunciaram o comprometimento deles com o Acordo de Paris e com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Além disso, foi colocado em pauta questões relativas ao combate ao terrorismo. Destacou-se, portanto, a importância de criar cooperações entre empresas e governos para impedir que plataformas digitais sejam usadas para recrutar aqueles que desejam realizar atos terroristas.

A reunião entre os membros do BRICS, apesar de informal, gerou uma conversa bastante produtiva entre os líderes e pavimentou o caminho para o encontro oficial que está marcado para ocorrer em novembro deste ano (2019), em Brasília. O Brasil, em 2019, está na Presidência do grupo, por isso irá sediar a 11ª Cúpula no final do ano, a qual tem como temática a discussão sobre “Crescimento Econômico para um Futuro Inovador”.

———————————————————————————————–

Nota:

BRICS é um fórum entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que tem o objetivo de facilitar a troca e a assinatura de Acordos bilaterais, trilaterais ou multilaterais entre esses Estados.

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

Imagem 1 “Os participantes da Reunião do BRICS (da esquerda para a direita): o Presidente da China, Xi Jinping; o Presidente da Rússia,Vladimir Putin; o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaroo PrimeiroMinistro da Índia, Narendra Modi; e o Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa” (Fonte): http://static.kremlin.ru/media/events/photos/big/u98FhYbJiACB8jREaAnZFIAhriUeHmKU.jpg

Imagem 2 “Antes do início da ReuniãoPresidente da RússiaVladimir Putinconversa com Presidente do BrasilJair Bolsonaro” (Fonte): http://static.kremlin.ru/media/events/photos/big/qHO5CAvMlZfxWoucuhzgxJ5fgn3rfXTS.jpg

About author

Bacharela em Relações Internacionais e em Ciências Econômicas, ambas pelas Faculdades de Campinas (FACAMP). Participou da Newsletter do Centro de Estudos de Relações Internacionais (CERI) da FACAMP como redatora e corretora de artigos. Fez sua tese de conclusão de curso sobre as relações diplomáticas entre a Rússia e os Estados Unidos no pós Guerra Fria. Tem grande paixão pela escrita e por assuntos relacionados à Segurança Internacional e Diplomacia.
Related posts
ÁFRICAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Oleoduto entre Angola e Zâmbia

Direito InternacionalNOTAS ANALÍTICAS

Conselho de Direitos Humanos da ONU discute projeto de Tratado sobre a Responsabilidade de empresas e Estados pelo respeito aos Direitos Humanos

NOTAS ANALÍTICASTecnologia

Laboratório da Samsung na Rússia na vanguarda dos “deepfake”

EUROPANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Extinction Rebellion toma conta das ruas de Londres, em protesto pelo clima

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Olá!
Powered by