Nos dias 28 e 29 de junho (2019), aconteceu em Osaka, no Japão, a 14ª Cúpula do G20, um grupo que compreende os Chefes de Estado de 19 países e da União Europeia. Este ano, discutiu-se 8 temas para garantir o desenvolvimento global sustentável, os quais são: Economia Global; Comércio e Investimento; Inovação; Meio Ambiente e Energia; Emprego; Empoderamento Feminino; Desenvolvimento; e Saúde. Enquanto a programação do Evento seguia seu curso, muitos líderes aproveitaram para realizar reuniões paralelas para tratar de assuntos referentes às suas relações bilaterais ou multilaterais. Assim, um dos encontros promovidos à margem do G20 foi entre os líderes dos países que compõem o BRICS*.
Durante essa reunião informal estiveram presentes o Presidente da China, Xi Jinping; o Presidente da Rússia, Vladimir Putin; o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro; o Primeiro Ministro da Índia, Narendra Modi; e o Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa. Foi a primeira vez que o presidente Bolsonaro participou de um Encontro do BRICS. Bolsonaro também não havia se encontrado ainda com o presidente Putin, com quem teve uma conversa antes do começo da reunião. De acordo com o Porta-Voz do Kremlin, Dmitry Peskov, “enquanto estava esperando por outros participantes, Putin teve a oportunidade de conhecer bem o presidente brasileiro Bolsonaro, foi o primeiro encontro deles e tiveram a chance de ter uma boa conversa”.

Os principais assuntos em pauta foram acerca dos desafios atuais da economia mundial para o BRICS. Em destaque, os líderes conversaram sobre as inconstâncias do comércio internacional, o crescimento de políticas protecionistas e como isso está afetando a economia dos países emergentes. Acerca desse tema, Putin destacou a importância de aumentar o uso de moedas nacionais nas trocas entre eles para se protegerem de possíveis instabilidades. Além disso, os líderes concordaram que a Organização Mundial do Comércio (OMC) precisa passar por mudanças institucionais. O primeiro-ministro Modi destacou: “nós ainda devemos nos concentrar na reforma da OMC para alcançar um desenvolvimento equilibrado da economia global e, assim, o crescimento estará aberto a todos”.
Um grande assunto de política mundial é a situação na Venezuela, mas tal questão não foi abordada na reunião do BRICS. De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, Bolsonaro pretendia discutir sobre a Venezuela e cobrar ajuda da Rússia para a transição do governo. Entretanto, o Presidente brasileiro recuou em sua decisão e justificou-a em declaração: “Nós sabemos que quem decide o futuro do mundo são as potências nucleares, então não quis polemizar com o senhor Putin, e tocamos o barco (…). Eu estava na presença do presidente da Rússia e vi que não era o momento de ser mais agressivo na questão”. Nessa situação, o Brasil é o único país entre os cinco que reconheceu Juan Guaidó, líder da oposição, como o Presidente interino da Venezuela, enquanto que os outros Estados do BRICS seguem apoiando Nicolás Maduro.
Outro tema em discussão foi referente à sustentabilidade. Todos os países membros do BRICS anunciaram o comprometimento deles com o Acordo de Paris e com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Além disso, foi colocado em pauta questões relativas ao combate ao terrorismo. Destacou-se, portanto, a importância de criar cooperações entre empresas e governos para impedir que plataformas digitais sejam usadas para recrutar aqueles que desejam realizar atos terroristas.
A reunião entre os membros do BRICS, apesar de informal, gerou uma conversa bastante produtiva entre os líderes e pavimentou o caminho para o encontro oficial que está marcado para ocorrer em novembro deste ano (2019), em Brasília. O Brasil, em 2019, está na Presidência do grupo, por isso irá sediar a 11ª Cúpula no final do ano, a qual tem como temática a discussão sobre “Crescimento Econômico para um Futuro Inovador”.
———————————————————————————————–
Nota:
* BRICS é um fórum entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que tem o objetivo de facilitar a troca e a assinatura de Acordos bilaterais, trilaterais ou multilaterais entre esses Estados.
———————————————————————————————–
Fontes das Imagens:
Imagem 1 “Os participantes da Reunião do BRICS (da esquerda para a direita): o Presidente da China, Xi Jinping; o Presidente da Rússia,Vladimir Putin; o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro; o Primeiro–Ministro da Índia, Narendra Modi; e o Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa” (Fonte): http://static.kremlin.ru/media/events/photos/big/u98FhYbJiACB8jREaAnZFIAhriUeHmKU.jpg
Imagem 2 “Antes do início da Reunião, Presidente da Rússia, Vladimir Putin, conversa com Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro” (Fonte): http://static.kremlin.ru/media/events/photos/big/qHO5CAvMlZfxWoucuhzgxJ5fgn3rfXTS.jpg