O Governo brasileiro está preparando uma nova versão do regime automotivo (conhecida como Inovar-Auto), para incluir a política de estímulo à produção no Brasil de carros híbridos, aqueles que podem usar eletricidade e combustíveis. A redução do Imposto de Importação para esses veículos, anunciado há alguns dias, foi o início do processo de incentivo à fabricação local de veículos movidos a vários tipos de combustíveis que trabalham com auxílio de sistema de tração elétrica.
No dia 18 de setembro, o Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), presidido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), decidiu aprovar a inclusão de quatro novos produtos na Lista Brasileira de Exceções à Tarifa Externa Comum (LETEC), com redução do Imposto de Importação. De acordo com as informações disseminadas pelo MDIC, dois destes produtos são “veículos híbridos sem tecnologia de recarga externa (motor de combustão que trabalha com auxílio de sistema de tração elétrica ou pneumática)”[1].
A CAMEX indicou que a redução do Imposto de Importação para veículos híbridos faz parte de um conjunto de medidas necessárias para a criação de um mercado e atração de investimentos para produção nacional de veículos que usem novas tecnologias de propulsão. Essas novas tecnologias disponibilizam veículos com maior eficiência energética e reduzida emissão de poluentes.
—————————————————————————
Imagem “Carro Híbrido” (Fonte):
http://www.carrosnitrados.net/blog/wp-content/uploads/2008/06/veiculos.jpg
—————————————————————————
Fonte Consultada:
[1] Ver:
http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=1¬icia=13405