AMÉRICA LATINANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Chile oferece acesso ao mar para à Bolívia, mas ressalva sua soberania

O chanceler chileno Heraldo Muñoz declarou no sábado passado (dia 10), em entrevista a rádio boliviana Fides y Fue, que o Governo chileno permitirá à Bolívia o acesso ao mar. No entanto, Muñoz enfatizou a soberania do Chile no território.

O Chanceler afirmou ainda que o reconhecimento pela Corte Internacional de Haia, que permite a negociação da Bolívia pelo acesso ao mar, foi positivo para o Chile. Ele frisou que a decisão do Tribunal consentiu aos chilenos mostrarem a sua soberania sobre o território, uma vez que o reconhecimento da Corte não garante à Bolívia o acesso ao mar.

Na entrevista, que durou cerca de 45 minutos, o Heraldo Muñoz afirmou que o Chile pretende estreitar suas relações com a Bolívia. Neste sentido, o Chanceler chileno salientou o desejo do seu país em melhorar o acesso dos bolivianos ao Porto de Arica, região de maior intensidade comercial do país[1]. As sua declarações não foram bem recebidas por alguns setores do Governo boliviano. A Ministra da Comunicação da Bolívia, Marianela Paco, enfatizou que o acesso da Bolívia ao mar é um direito dos bolivianos, sendo este uma “verdade histórica[2] e que o Chanceler chileno não deveria se intrometer nos assuntos internos da Bolívia[2].

———————————————————————————————-

Imagem (Fonte):
http://www.comunicacion.gob.bo/?q=20140727/16198

———————————————————————————————-

Fontes consultadas:

[1] Ver:

http://noticiasfides.com/politica/heraldo-munoz-habla-con-fides-y-dice-que-chile-salvo-su-soberania-territorial-en-la-haya-357951/

[2] Ver:

http://www.elpaisonline.com/index.php/2013-01-15-14-16-26/centrales/item/189921-chile-ofrece-acceso-de-bolivia-al-mar-pero-rechaza-hablar-de-soberania

About author

Mestrando em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (NEPRI/UFU).
Related posts
ÁFRICANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Violência na República Centro Africana leva a novos deslocamentos da população

EUROPANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Partido governante da Rússia perde espaço no Parlamento de Moscou

AMÉRICA DO NORTEÁSIANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Fuzileiros navais americanos relembram Pequim das capacidades militares de Washington

AMÉRICA LATINAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

CEPAL lança livro sobre caminhos para o desenvolvimento brasileiro

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Olá!
Powered by