AMÉRICA LATINANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Chile oferece acesso ao mar para à Bolívia, mas ressalva sua soberania

O chanceler chileno Heraldo Muñoz declarou no sábado passado (dia 10), em entrevista a rádio boliviana Fides y Fue, que o Governo chileno permitirá à Bolívia o acesso ao mar. No entanto, Muñoz enfatizou a soberania do Chile no território.

O Chanceler afirmou ainda que o reconhecimento pela Corte Internacional de Haia, que permite a negociação da Bolívia pelo acesso ao mar, foi positivo para o Chile. Ele frisou que a decisão do Tribunal consentiu aos chilenos mostrarem a sua soberania sobre o território, uma vez que o reconhecimento da Corte não garante à Bolívia o acesso ao mar.

Na entrevista, que durou cerca de 45 minutos, o Heraldo Muñoz afirmou que o Chile pretende estreitar suas relações com a Bolívia. Neste sentido, o Chanceler chileno salientou o desejo do seu país em melhorar o acesso dos bolivianos ao Porto de Arica, região de maior intensidade comercial do país[1]. As sua declarações não foram bem recebidas por alguns setores do Governo boliviano. A Ministra da Comunicação da Bolívia, Marianela Paco, enfatizou que o acesso da Bolívia ao mar é um direito dos bolivianos, sendo este uma “verdade histórica[2] e que o Chanceler chileno não deveria se intrometer nos assuntos internos da Bolívia[2].

———————————————————————————————-

Imagem (Fonte):
http://www.comunicacion.gob.bo/?q=20140727/16198

———————————————————————————————-

Fontes consultadas:

[1] Ver:

http://noticiasfides.com/politica/heraldo-munoz-habla-con-fides-y-dice-que-chile-salvo-su-soberania-territorial-en-la-haya-357951/

[2] Ver:

http://www.elpaisonline.com/index.php/2013-01-15-14-16-26/centrales/item/189921-chile-ofrece-acceso-de-bolivia-al-mar-pero-rechaza-hablar-de-soberania

About author

Mestrando em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (NEPRI/UFU).
Related posts
MEIO AMBIENTENOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICAS

Egito, Etiópia e Sudão: desavenças pela maior hidrelétrica da África

DEFESANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONALPOLÍTICAS PÚBLICAS

Índia procura fortalecer defesas aéreas para se equiparar à China, em meio a tensões na fronteira

Direito InternacionalNOTAS ANALÍTICAS

Crise oriunda da COVID-19 poderá lançar até 326 mil crianças ao trabalho infantil

MEIO AMBIENTENOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICAS

ONU celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente em meio à Pandemia

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!
Powered by