ÁSIACOOPERAÇÃO INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

[:pt]China e Filipinas trilham melhores relações[:]

[:pt]

Nesta semana, chineses e filipinos traçaram meios para melhorar as suas relações bilaterais, as quais estão abaladas principalmente devido às questões territoriais envolvendo regiões marítimas que banham as costas dos dois países. Isso ocorreu graças ao encontro do presidente chinês Xi Jinping com o presidente filipino Rodrigo Duerte, para discutirem novos caminhos para a cooperação bilateral e dar início ao Fórum de Cooperação Econômica China-Filipinas, realizado em solo chinês.

Chineses e filipinos pretendem dar mais ênfase ao comércio bilateral, usando-o como ponte para melhoria de suas relações diplomáticas, de forma a abafar os atritos decorrentes das citadas disputas territoriais. Atualmente, existe uma grande divergência entre os líderes dos dois Estados sobre questões marítimas e sobre resoluções de Fóruns de Arbitragem Internacional que são favoráveis aos filipinos.

Para as Filipinas, no entanto, amenizar os atritos é muito importante por conta da grande relevância da China em sua economia, uma vez que esta é sua principal parceira. Xi Jinping declarou que as disputas no Mar do Sul da China não afetarão em nada as relações comerciais e, com o tempo, o caso será resolvido bilateralmente, de forma amigável, esperando que o aprofundamento da cooperação econômica e comercial, além de outros projetos mútuos em diversos setores culturais e de economia, possam facilitar o entendimento e a resolução das disputas.

Duarte afirma que a China é um dos principais, senão o principal responsável pelo desenvolvimento de seu país e sabe que esse encontro histórico pode facilitar muito o desenvolvimento das relações entre ambos, uma vez que os dois líderes assinaram 13 documentos de cooperação bilateral, os quais poderão alavancar o desenvolvimento e atender aos interesses mútuos.

———————————————————————————————–

Imagem (Fonte – Composição a partir da Wikipedia):

Bandeira China:

https://pt.wikipedia.org/wiki/China#/media/File:Flag_of_the_People%27s_Republic_of_China.svg

Bandeira Filipinas:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Filipinas

[:]

About author

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. É membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence. Atualmente trabalha como repórter fotográfico.
Related posts
ÁfricaCOOPERAÇÃO INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Combate ao coronavírus: Quarentena proibida no Malawi

COOPERAÇÃO INTERNACIONALMEIO AMBIENTENOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICAS

Acordo de Escazú completa 2 anos e persistem os desafios à sustentabilidade

AMÉRICA DO NORTENOTAS ANALÍTICASORIENTE MÉDIOPOLÍTICA INTERNACIONAL

Tensão entre EUA e Irã se intensifica

ÁSIANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Crescem as especulações sobre mudanças na liderança em Pyongyang

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!
Powered by