fbpx
NOTAS ANALÍTICAS

China: relação com o Japão baseia-se em princípios

As divergências entre China e Japão em torno da soberania sobre as “Ilhas Diaoyu” (Senkaku) está longe de um fim tranqüilo. Nesta semana, o vice-ministro das relações exteriores, Zhang Zhijun, acusou os japoneses de roubarem as ilhas e declarou que seu país não abre mão da soberania sobre o arquipélago.
Ele usou fatos históricos, comunicando que antes de 1895 não existia disputa sobre as ilhas, apenas após as guerras entre o antigo “Império do Japão” com os demais países do leste asiático o arquipélago foi anexado pelos japoneses. A autoridade chinesa afirmou à imprensa que as relações de seu país com o Japão se baseia em princípios e respeita suas diferenças históricas e culturais em prol de um convívio pacífico.

Embora tenha havido um discurso que carrega no tom pacífico e na tentativa de promover as boas relações, Beijing não considera nenhuma proposta de deixar as Diaoyu sob posse japonesa e sua posição preocupa Tokyo, pois Xi Jinping é uma das autoridades no topo da lista dos sucessores ao atual presidente Hu Jintao.
Jinping é muito mais rígido que o atual Presidente em assuntos que envolvem os japoneses, principalmente no caso das Ilhas, por isso o Japão pretende resolver a questão antes da mudança de poder na maior potência asiática da atualidade.
————
Fontes:
Ver:
http://www.wantchinatimes.com/news-subclass-cnt.aspx?cid=1101&MainCatID=11&id=20121027000083
Ver:

http://portuguese.cri.cn/561/2012/10/27/1s157646.htm
Ver:

http://portuguese.cri.cn/561/2012/10/27/1s157645.htm

 

About author

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. É membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence. Atualmente trabalha como repórter fotográfico.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!