fbpx
FÓRUNS INTERNACIONAISNOTAS ANALÍTICAS

Colômbia é aceita como membro da OCDE e parceiro global da OTAN

A República da Colômbia passou a ser parceiro global da Organização do Tratado Atlântico Norte (OTAN) , em final de maio de 2018, poucos dias depois de ter sido aceita como membro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O presidente colombiano Juan Manuel Santos, que está no final do seu mandato, anunciou as duas notícias com entusiasmo.

Presidente da Colômbia, Presidenta da Lituânia e Secretário-Geral da OCDE

Criada em 1961, como sucessora da Organização Europeia de Cooperação Econômica (OECE), a OCDE define a sua missão como sendo a de “promover políticas que irão melhorar o bem-estar econômico e social das pessoas em todo o mundo”. Dentre os 35 países-membros, há nações da Europa, Ásia, Oceania e Américas, os quais, reunidos em 25 de maio, concordaram em convidar a Colômbia para ser o 37º membro e assinar o Acordo de Acesso à “casa das melhores práticas” em 30 de maio, juntamente com o 36º novo membro, a Lituânia, cujo convite foi feito em 3 de maio.

Por sua vez, a OTAN, que já mantinha parcerias com países fora da sua estrutura, denominados como “parceiros globais”, como Afeganistão, Austrália, Coreia do Sul e Japão, já cooperava com o país sul-americano desde 2013 nas áreas de treinamento militar, segurança marítima, governança e firmou acordo para o desenvolvimento de abordagens comuns no que se refere à segurança global.

Alguns analistas veem com desconfiança e ameaça à segurança regional a aliança firmada por Santos com a OTAN. No tocante à OCDE, as opiniões se dividem entre os que acham que o país tem a ganhar seguindo as recomendações da Organização e os que acham que são receitas regressivas de práticas fracassadas. Grosso modo, foram os argumentos apresentados no debate realizado no dia 1º de junho (2018), no programa Sí o No”, da Notícias RCN, com o colunista da revista Dinero, Luís Rodríguez, e o diretor de um movimento social chamado Centro de Estudios del Trabajo (Cedetrabajo), Mario Valencia, respectivamente defendendo o “sim” e o “não”. Ao final do programa, o apresentador José Manuel Acevedo mostrou o resultado parcial de uma enquete no Twitter com 61% (sim) contra 39% (não), o que evidencia a controvérsia do tema.

No próximo dia 17 de junho os colombianos vão às urnas escolher, em 2º turno, o novo Executivo da nação, e embora o candidato de direita, Ivan Duque apresente vantagem nas pesquisas, só a contagem final dos votos dirá quem é o vencedor. Por precaução, o candidato da esquerda, Gustavo Petro, que se esperava fosse manifestar-se contra os ingressos na OCDE e na OTAN, tem evitado posicionar-se e até que se defina quem governará a Colômbia, o país segue sendo o terceiro país latino-americano a ingressar  na OCDE (os outros são México e Chile) e o primeiro a ingressar na OTAN.

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

Imagem 1 Presidente da Colômbia em visita à OTAN” (Fonte):

https://www.nato.int/nato_static_fl2014/assets/pictures/2018_05_180531a-visit-colombia-president/20180531_180531a-014.jpg

Imagem 2 Presidente da Colômbia, Presidenta da Lituânia e SecretárioGeral da OCDE” (Fonte):

http://www.oecd.org/media/2016-1/Lithuania_Colombia.png

About author

Mestre e especialista em relações internacionais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Política e Estratégia pelo programa da ESG (UNEB, ADESG/BA), bacharel em Administração pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Consultor e palestrante de Comércio Exterior.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!