AMÉRICA LATINAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Colômbia inaugura sua maior usina solar

Em 5 de abril de 2019, a Enel Green Power Colômbia (EGPC) inaugurou o Parque Solar El Paso, localizado no Departamento César* no território colombiano. Ivan Duque e María Fernanda Suárez, respectivamente Presidente da República e Ministra de Energia, estiveram presentes ao evento de inauguração da maior planta fotovoltaica até então instalada no país.

O parque solar da planta de El Paso ocupa uma área equivalente a 227 campos de futebol (210 hectares), com mais de 250 mil painéis solares que funcionam com uma inovadora tecnologia – chamada tracker – que permite movimentá-los para “seguir” o sol e aproveitar o máximo da radiação, otimizando a produção. Sua capacidade instalada de 86,2 Megawatts (MW) pode produzir 176 Gigawatts/hora (GWh) por ano, suficientes para  atender as necessidades de 102 mil lares, o equivalente a uma cidade com cerca de 400 mil habitantes, a exemplo de Valledupar, capital do Departamento César.

A EGPC é subsidiária da multinacional italiana Enel Green Power, uma empresa especializada em energia renovável, também chamada energia limpa ou energia verde, presente em 29 países dos cinco continentes. Para o projeto colombiano, que durou 14 meses,  foram contratadas mais de 900 pessoas e investidos mais de 70 milhões de dólares (cerca de 274,8 milhões de reais, ao câmbio de 18 de abril 2019). Em fevereiro de 2019, a Enel iniciou as obras do Parque Lagoa dos Ventos, considerado o maior parque eólico em construção na América do Sul, localizado no Estado brasileiro do Piauí.

Presidente Ivan Duque discursa na inauguração da usina solar

O Governo da Colômbia afirma estar empenhado em investir em energias renováveis e o presidente Ivan Duque, no discurso proferido na inauguração de El Paso, relembrou que esta era uma preocupação sua desde quando promoveu um debate no Parlamento em 2016, ainda como Senador da República. Segundo o Ministério de Minas e Energia, um estudo do fundo de investimentos Edmond de Rothschild indica que a Colômbia, juntamente com a Suécia e a Suíça foram as nações que mais avançaram na transição energética em 2017.

A nota do Ministério faz referência também a um informe do Fórum Econômico Mundial que apresenta um Índice de Transição de Energia que compara os sistemas de energia de 115 países, no qual a Colômbia aparece em 34º lugar. No ranking apresentado, na página 11 do Informe Fostering Effective Energy Transition 2019, somente Uruguai (11º lugar) e Chile (26º) apresentam melhores posições na América do Sul.

A Colômbia apresenta enorme potencial de aproveitamento de energias solar e eólica e, segundo a Ministra, a região de La Guajira* apresenta alta radiação solar e a velocidade do vento é o dobro da média mundial. Na sua fala, o presidente Ivan Duque conclamou as instituições públicas e empresas privadas a fazerem uma parceria visando a formação de técnicos aptos a conduzirem projetos de energia renováveis, integrando inteligência artificial e internet das coisas, com vistas ao protagonismo da Colômbia na Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0.

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

* Departamentos são parte da divisão político-administrativa da Colômbia, equivalentes aos Estados federativos no Brasil. César e La Guajira são departamentos no extremo norte daquele país.

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

Imagem 1 Painel de energia solar na Colômbia” (Fonte): https://scontent.fssa17-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/56669483_2149352775153191_3030362872032002048_n.jpg?_nc_cat=111&_nc_ht=scontent.fssa17-1.fna&oh=44c047e6995121270a2d2137540e3160&oe=5D77525B

Imagem 2 Presidente Ivan Duque discursa na inauguração da usina solar” (Fonte): https://media.presidencia.gov.co/Fotos/2019/Abril/190405-11-planta-solar-el-paso-cesar.jpg

About author

Mestre e especialista em relações internacionais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Política e Estratégia pelo programa da ESG (UNEB, ADESG/BA), bacharel em Administração pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Consultor e palestrante de Comércio Exterior.
Related posts
ÁFRICAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Oleoduto entre Angola e Zâmbia

Direito InternacionalNOTAS ANALÍTICAS

Conselho de Direitos Humanos da ONU discute projeto de Tratado sobre a Responsabilidade de empresas e Estados pelo respeito aos Direitos Humanos

NOTAS ANALÍTICASTecnologia

Laboratório da Samsung na Rússia na vanguarda dos “deepfake”

EUROPANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Extinction Rebellion toma conta das ruas de Londres, em protesto pelo clima

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Olá!
Powered by