NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

No dia 27 de outubro, o Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, emitiu o terceiro número do seu Boletim Informativo, no qual notifica os cidadãos sobre as atividades do Conselho Europeu, agora especialmente sobre a ação europeia para combater a COVID-19. Nesse contexto, Charles Michel ressaltou a necessidade de realizar reuniões regulares dos membros do Conselho Europeu. A primeira já foi realizada por videoconferência, no dia 29 de outubro.

Nesta primeira reunião, ele declarou que os “hospitais e profissionais de saúde estão novamente sob pressão. É por isso que muitos líderes anunciaram bloqueios e restrições”. Eles concordaram que o teste e o rastreamento são essenciais para limitar a propagação do vírus, ajudando a controlar melhor a situação, e trocaram opiniões sobre como avançar com uma abordagem comum para o reconhecimento mútuo, implantação e utilização de testes rápidos.

COVID19

No rastreamento, os líderes da UE discutiram a iniciativa sobre a interoperabilidade entre aplicativos apresentados pela Comissão e trabalharam em um formulário comum de localização de passageiros, que também facilitará o rastreamento. Complementarmente, também discutiram a possibilidade de harmonizar a duração da quarentena.

Com relação às vacinas, a UE quer definir os critérios de distribuição entre os vários países da Europa, identificar os grupos prioritários, bem como realizar planejamento logístico. Charles Michel reforça ainda que a campanha de vacinação também exigirá estruturas de supervisão, em particular para monitorar a eficácia e quaisquer efeitos colaterais. Isso é especialmente importante quando se considera que uma vacina geralmente leva dez anos para se desenvolver, não apenas um.

Também foi enfatizado que a implementação do pacote de recuperação sem mais atrasos é crucial e expressaram a esperança de que seria possível decidir sobre a implementação do pacote de julho de 2020. 

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

Imagem 1 Bandeiras União Europeia” (Fonte):

https://storage.googleapis.com/wp-noticias/2020/05/d5cd7da5-uni%C3%A3o-europeia-800×450.gif

Imagem 2 COVID19” (Fonte): 

https://d2kc6373olxhzl.cloudfront.net/uploader/conteudo/imagem-covid-19.jpg

About author

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Direito InternacionalNOTAS ANALÍTICAS

China ameaça EUA de retaliação por investigação de estudantes suspeitos de espionagem industrial

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!