NOTAS ANALÍTICAS

BAD lança Estratégia de Associação com a Índia e causa forte reação chinesa

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Qin Gang, declarou que o Governo Chinês está insatisfeito com o Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD), por ter adotado a “Estratégia de Associação de Países para a Índia (2009-2012)”, sem levar em consideração as preocupações chinesas.

Ressalta a irresponsabilidade de o BAD envolver no documento áreas que são disputadas entre a China e a Índia, e afirma que o dito documento não poderá mudar a existência das disputas territoriais entre esses países, nem a postura da China sobre este tema.

Também adverte que o BAD, como uma Agência de Desenvolvimento regional, não deve intervir em assuntos políticos de seus membros. O governo também ressalta que em termos de Cooperação para o Desenvolvimento, a China faz a sua parte e sempre apóia a instituição positivamente para ajudar os países em desenvolvimento, além de unir-se a outros países para desenvolver sócio-economicamente a região.  Afirma ainda que o BAD não tem competência para se engajar em tema trans-fronteiriço. China e Índia devem buscar uma solução razoável e aceitável mutuamente por meio de negociações.

 

 

About author

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Em meio à pandemia global, exportações chinesas apresentam aumento inesperado no mês de julho

NOTAS ANALÍTICASSegurança Internacional

Soldado embriagado na República Democrática do Congo mata 12 civis

Direito InternacionalNOTAS ANALÍTICAS

ONU relata violação aos Direitos Humanos em áreas de Mineração na Venezuela

COOPERAÇÃO INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICASORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL

“Ágil, Eficiente e Responsável”: a nova fórmula para a FAO

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!
Powered by