Agora nossos podcasts também estão no Spotify e Deezer. Em breve voltaremos  com os áudios! Para receber nossas atualizações em seu whatsapp clique no botão ao lado ou envie um whatsapp com seu nome, cidade/estado para 11 35682472

ÁfricaCOOPERAÇÃO INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Cooperação entre Angola e Zâmbia sobre petróleo

No início do mês de novembro (2018), Zâmbia e Angola assinaram o Protocolo de Cooperação em matéria de petróleo e gás. Dentre os objetivos deste acordo pode-se destacar a criação de um oleoduto denominado Angola-Zambia Oil Pipeline (AZOP), ligando as refinarias de Lobito (Angola) e Lusaca (capital da Zâmbia). Complementarmente, o Protocolo também tem como propósito o incentivo à maior integração econômica entre os países que compõem a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral.

Mapa da Zâmbia

Segundo o Ministro dos Recursos Minerais e Petróleo de Angola, Diamantino Azevedo, a criação do AZOP abre espaço para outras parcerias no setor e para investimentos zambianos, dentre outros setores, no âmbito da prestação de serviços e agricultura.

O Ministro também destacou que o país está trabalhando para ampliar as capacidades das suas refinarias. Destas, pode-se citar os investimentos realizados para a modernização e reconstrução das refinarias de Cabinda, Lobito e Luanda. Nesse sentido, há previsão de crescimento de extração de petróleo em cerca de 300 mil barris/dia.

Igualmente, as iniciativas correspondem ao planejamento governamental de manter a produção do hidrocarboneto em 1,4 milhão de barris até 2022. Para tanto, além da cooperação com a Zâmbia, o país também está debatendo sobre extração marítima de petróleo, pesquisas sísmicas e gestão de recursos em uma zona de interesse comum  com a República Democrática do Congo. Outro fator articulado por Angola em outubro de 2018 foi a criação de novas leis para favorecer a entrada de investimentos e meios para fomentar a exploração de novos poços.

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

Imagem 1Bandeira da Zâmbia” (Fonte):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Z%C3%A2mbia#/media/File:Flag_of_Zambia.svg

Imagem 2Mapa da Zâmbia” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/96/Zambia-CIA_WFB_Map.png

About author

Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Dentre as áreas de interesse encontram-se Cooperação Técnica Internacional e Segurança Internacional. Como colaboradora do CEIRI Newspaper escreve sobre o continente africano, mas especificamente os países de língua portuguesa.
Related posts
ÁSIANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Japão: Recorde de participação feminina em postos de trabalho públicos

NOTAS ANALÍTICASORIENTE MÉDIOPOLÍTICA INTERNACIONAL

A recente escalada de violência na Líbia

EUROPANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

OTAN realiza exercícios militares no Mar Negro

Direito InternacionalNOTAS ANALÍTICAS

O futuro de Omar Al-Bashir

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Olá!
Powered by