No dia 8 de novembro será realizada a “4ª Conferencia Ministerial do Fórum de Cooperação China-África”, na cidade de Sharm El Sheikh, no Egito.
No dia 29 de outubro, em entrevista para um noticiário chinês, Zhang Ming, o Secretário-Geral da comissão organizadora da China e diretor do Departamento de África da Chancelaria chinesa, afirmou que este fórum de cooperação China-África irá chamar as atenções do mundo para o continente africano e poderá ser um orgulho para a China.
Zhang disse que nos últimos dez anos a opinião pública não dava tanta atenção para o continente africano como agora. Para Zhang, enquanto o mundo está voltando suas atenções para a África, a China trabalha para fortalecer as relações com o continente e que a “4ª Conferencia Ministerial do Fórum de Cooperação China-África” será um novo passo para enriquecer e aperfeiçoar as oito políticas e medidas estabelecidas na Cúpula de Beijing, de 2006.
Segundo dados e expectativas do governo chinês, até o final do ano de2009, aChina terá concluído 90% do programa de assistência à África e já isentou dívidas de 33 países africanos que lidam com pesadas dívidas externas. Afirmou que irá dobrar a ajuda para o desenvolvimento do continente.
Durante a realização da cúpula, a intenção chinesa será de reforçar as oito políticas e medidas de ajuda ao continente africano, que, segundo o governo chinês, vem apresentando resultados positivos ao longo dos últimos dois anos e são grandes as possibilidades de se aumentar o número destas políticas e medidas para reforçar ainda mais as relações diplomáticas da China com a África.