fbpx
NOTAS ANALÍTICAS

A “Secretaria-Geral Iberoamericana” lança a 4ª edição do “Relatório sobre a Cooperação Sul-Sul na América Latina”

A “Secretaria-Geral Iberoamericana” (SEGIB) apresentou na “XX Cúpula Iberoamericana de Chefes de Estado e de Governo”, realizada nos dias 3 e 4 de dezembro em “Mar del Plata” (Argentina), a 4ª edição do “Relatório sobre a Cooperação Sul-Sul na América Latina”. Como nos anos anteriores, o relatório analisou o desenvolvimento na região em torno de várias formas de cooperação Sul-Sul. Com base em informações fornecidas por “Agências de Cooperação” dos 22 países da América Latina, o relatório passou a ser o exercício intergovernamental mais completo de sistematização da Cooperação Sul-Sul para uma região em desenvolvimento.

Para esta edição de 2010, o relatório analisa o que aconteceu em 2009 com as modalidades de cooperação Sul-Sul: horizontal bilateral, horizontal regional e horizontal triangular. Além disso, o relatório inclui uma análise dos fluxos de “Ajuda Oficial para o Desenvolvimento” (AOD) dos países participantes da América Latina; um estudo sobre a institucionalização de sistemas cooperativos; e uma reflexão sobre a visão que os países latino-americanos têm da “Cooperação Sul-Sul” na atual crise econômica internacional.

Para ler o relatório acesse: https://ceiri.news/wp-content/uploads/2010/12/SurSurPortugues.pdf

About author

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!