fbpx
NOTAS ANALÍTICAS

Asean: Reunião de Cúpula começou hoje, mas com ausências involuntárias na abertura

Iniciou-se nesta sexta-feira dia 23 de outubro, a reunião de cúpula da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) na cidade de Hua Hin, Tailândia.

Durante a reunião serão discutidos: qual dos países em desenvolvimento que faz parte do grupo assumirá a liderança durante a conferência da ONU sobre as questões climáticas; nos aspectos relacionados às estratégias de recuperação econômica para a região, o problema do reforço da capacidade dos países asiáticos em gestão de crises; e a influência  do Blocoem Negociações Internacionais.

A cooperação econômica será discutida entre os países membros do ASEAN e os países homólogos China, Japão, Coréia do Sul, Nova Zelândia, Austrália e Índia, centrando-se em aspectos essenciais como as barreiras comerciais e financeiras. A ASEAN agrupa a Birmânia, Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, as Filipinas, Singapura, a Tailândia e o Vietnã.

A metade dos líderes que deveriam participar do evento não compareceu à cerimônia de abertura. O fator que impediu as suas presenças foi uma tempestade tropical que impediu o deslocamento de dirigentes cambojanos, indonésios, malasianos e filipinos, e desta forma, não puderam chegar em tempo para a abertura da Cimeira. A Reunião de Cúpula do grupo se estenderá até o domingo, dia 25 de outubro.

About author

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. É membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence. Atualmente trabalha como repórter fotográfico.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!