Desde 2002 o Brasil mantém relações de cooperação em vários setores com o Timor. Semana passada, os dois países assinaram três adendos ao Acordo Básico de Cooperação Técnica, ratificado em 11 de Julho de 2008, pelo ministro timorense das Relações Exteriores, Zacarias da Costa, e pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, adicionando, agora, as áreas do trabalho, emprego, criação de rendimento, arquivo e documentação.
Os documentos assinados prevêem a transferência do Brasil para Timor de conhecimentos na área de arquivo e documentação, além do apoio em equipamentos para o Arquivo Nacional, formação de recursos humanos, além de intercâmbio de publicações técnicas.
Na área da geração de emprego e renda, será dado apoio à formação de 400 “micro-empreendedores”, no marco do “Programa de Formação em gestão de micro-empreendimentos e auto-emprego”.
Além disso, o acordo complementar assinado abrange a preparação de técnicos da Secretaria da Formação Profissional e Emprego de Timor e a elaboração de pesquisas sobre o mercado de trabalho.