A China é considerada como “parceiro estratégico” para Angola diversificar a sua economia e suas exportações. Essas foram as palavras da ministra angolana do “Comércio”, Maria Idalina Valente. O comércio sino-angolano cresce em ritmo saudável e, assim como o Brasil, o país africano é um dos principais parceiros lusófonos de Beijing.
“Angola foi um grande país exportador antes da independência e, portanto, a China constitui para nós, efetivamente, um grande parceiro estratégico, porque por muito que se possa exportar, é sempre pouco para o mercado chinês”, afirmou Idalina, em entrevista à “Agência Lusa”.
Angola e outros representantes da “Comunidade dos Países de Língua Portuguesa” (CPLP) estarão de frente com as autoridades chinesas na “Terceria Conferência Ministerial do Fórum para a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e a CPLP”, que será realizada em Macau, nos dias 13 e 14 deste mês. Durante o evento, espera-se aumentar ainda mais as relações comerciais entre os envolvidos.