A “Comissão Européia” aprovou um financiamento de nove milhões de euros a favor de Cabo Verde, no âmbito do mecanismo “Vulnerabilidade FLEX”* (V-FLEX), para auxiliá-los a enfrentar os impactos da “crise financeira internacional”.
O delegado da “União Européia” (UE) em Cabo Verde, Josep Coll, considera que “estes fundos serão de grande apoio na implementação das políticas orçamental e macroeconômica levadas a cabo pelo Governo para atenuar o impacto da crise”. O delegado recorda ainda que este “é um país estruturalmente frágil, devido à sua situação geográfica, à sua superfície e a uma economia principalmente dependente do setor turístico”.
Uma notícia da delegação da UE indica que Cabo Verde enfrentou em 2009 uma forte redução das suas receitas, devida ao impacto da Crise no setor turístico e no investimento direto estrangeiro.
——————————————————-
* O mecanismo “V-FLEX” é a resposta rápida da UE para ajudar os países mais afetados pela “crise econômica internacional”, que tenham alto grau de vulnerabilidade econômica, social e política.